• Matéria: Biologia
  • Autor: alansantosm31
  • Perguntado 3 anos atrás

- Gisela optou por não se vacinar durante a pandemia da COVID-19. No entanto a mesma se contaminou com a doença e como estava passando muito mal pensou que se vacinar seria uma boa alternativa para fazer com que a doença passasse rapidamente. Foi quando se dirigiu até um posto de saúde, onde a médica lhe impediu de se vacinar naquele momento. Explique a conduta da médica se baseando no conteúdo exposto sobre vacinação.

Respostas

respondido por: barrosluca97
0

Vacinas têm função preventiva e não curativa. Uma vacina é uma solução que contém o patógeno (microorganismo causador de uma doença) inativado ou partes dele; ao ser introduzido no organismo provoca uma reação imunológica: o organismo reage produzindo anticorpos específicos para combater aquele patógeno. A produção desses anticorpos demora alguns dias e protege o organismo caso entre em contato com o mesmo patógeno, só que ativo. Essa proteção diminui as chances da doença se desenvolver de forma mais agressiva e aumenta com as doses de reforço da vacina (pois a quantidade de anticorpos produzidos aumenta).

Porém se uma pessoa já estiver infectada, seu organismo já ativou o sistema imunológico de forma natural e de nada adianta receber a vacina enquanto a infecção estiver ocorrendo. A vacinação deverá ocorrer apenas tempos depois da infecção cessar (isso no caso das infecções virais, como é a covid-19).

Perguntas similares