A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.
Em uma sociedade, como a brasileira, constituída e estruturada pela diversidade, em que as diferenças são, com frequência, produzidas e percebidas no curso de relações assimétricas, a promoção da cultura do reconhecimento da diversidade pode representar mais do que um irrenunciável compromisso da ordem ética. Pesquisas apontam o espaço escolar como um local de produção e reprodução social, de construção e transmissão de saberes, valores e cultura. No que se refere às políticas públicas que tratam de gênero, diversidade sexual e educação, analise as alternativas e marque a CORRETA:
a.
As escolas não são responsáveis pelas discussões de temas da diversidade, pois essa formação deve ser trabalha pela família.
b.
Na formação inicial dos profissionais de educação são abordados temas relativos à promoção da cultura, reconhecimento da diversidade e o respeito à livre expressão afetivo sexual e identidade de gênero. Logo, é questionável a necessidade de formação continuada desses profissionais.
c.
A garantia de direito à educação para todos(as) significa garantir as condições de acesso. Uma vez que a escola, como espaço social responsável pela formação cultural e científica, enfrenta exclusão e violências em seu processo de socialização.
d.
No Brasil, a sociedade é constituída e estruturada de modo heterogêneo nos seus aspectos sociais e culturais. No entanto, a entrada na universidade ocorre de modo igualitário para todos(as) os(as) seus candidatos(as). Sendo assim, discutir sobre diversidade no espaço acadêmico é algo infrutífero, devendo ser priorizados os conteúdos curriculares.
e.
No Brasil, é importante falar de educação na diversidade, para a diversidade e pela diversidade, pois elas dizem respeito ao aprendizado da convivência cidadã e democrática, além de possuírem um papel estratégico na promoção da igualdade de oportunidades, na inclusão e na integração social.
Respostas
respondido por:
18
Resposta:
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás