Caso de racismo ainda se manifestou com frequência dentro e fora dos estádios ao redor do mundo. Faça uma pesquisa em sites de busca na internet sobre casos de racismo no futebol e apresente dados e exemplos nacionais ou internacionais da atualidade?
Respostas
Resposta:
Os mais recentes eventos aconteceram no jogo de volta da final da Copa do Brasil, disputada na última quarta-feira, 14, entre Athletico-PR e Atlético Mineiro, vencida pelo time de Minas Gerais. A Arena da Baixada foi palco de diversos crimes de racismo, cometidos por ao menos dois homens e uma mulher da torcida mandante, que imitaram macacos e fizeram gestos relacionados à cor da pele para ofender os rivais. Vídeos foram gravados e mostram claramente os responsáveis pela atitude.
Por outro lado, pouco se pune quando o assunto é discriminação no futebol brasileiro. Neste ano, o meia Celsinho, do Londrina, foi vítima de ofensas racistas de pessoas ligadas à diretoria do Brusque. O clube de Santa Catarina chegou a ser punido com a perda de três pontos na Série B do Brasileirão, mas o STJD julgou a decisão e devolveu a pontuação ao time.
Além disso, espaços de protagonismo são praticamente exclusivos para brancos no futebol brasileiro, assim como na sociedade. Segundo estudo realizado pelo Instituto Locomotiva, chamado “Racismo no Brasil”, apenas 22% dos cargos de chefia no país são ocupados por negros. Da mesma forma, o Brasileirão deste ano contou apenas com dois treinadores pretos ou pardos, Roger Machado e Marcão. Ambos sem continuidade no trabalho.
casos de racismo no futebol e apresente dados e exemplos nacionais ou internacionais da atualidade