Peculato é um crime de desvio de um bem ou valor público por funcionário que tenha acesso a eles em razão da sua função. É crime específico do servidor público (ou equiparado) e trata-se de um abuso de confiança pública. Está previsto no Artigo 312 do Código Penal Brasileiro e se enquadra nos crimes praticados por funcionário público contra a administração em geral, que dispõe o seguinte: “Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo”.
Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir:
I – É um crime próprio, pois o tipo penal exige que seja praticado por funcionário público, se o agente não se enquadra nessa condição, o crime cometido não será peculato.
II – O bem jurídico tutelado é a Administração Pública em sua probidade.
III – O peculato consiste na apropriação, por funcionário público, de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, sempre em proveito próprio.
IV – O sujeito passivo imediato do crime de peculato será sempre o Estado, aqui entendido em seu sentido amplo, abarcando os órgãos da Administração Pública como um todo.
De acordo com o texto, é correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I e IV.
b. I e II.
c. II.
d. I, II e IV. Correta!
e. I e III.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
I, II e IV
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás