Respostas
Resposta:
Receita líquida é o valor total em dinheiro que é incorporado ao patrimônio de uma pessoa ou entidade, descontadas as despesas relativas a impostos, comissões ou amortizações.
Para dar um exemplo cotidiano, podemos pensar na quantia que chega à conta corrente de um trabalhador em regime celetista, após o desconto do imposto de renda, contribuição do INSS e demais descontos de transporte, alimentação ou plano de saúde.
No caso de uma empresa, seria o dinheiro que resta no caixa após a dedução de impostos e outros tipos de tributações.
Deduções da receita líquida
Antes de se tornar líquida, a receita é chamada de receita bruta, o que significa que nenhum desconto foi feito sobre o valor total recebido por conta da venda de serviços e produtos da empresa.
Posteriormente, depois de realizados os descontos, temos, então, a receita líquida.
Dentre essas deduções estão os impostos sobre vendas, como:
Programa de Integração Social (PIS): são as contribuições sociais devidas pelas pessoas jurídicas, com objetivo de financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono e participação na receita dos órgãos.
Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS): é uma contribuição federal brasileira que incide sobre a receita bruta das empresas em geral. Seu objetivo é levantar recursos para a seguridade social, o que inclui a previdência social, a saúde e a assistência social.
Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS): é um imposto estadual que os governos dos Estados e do Distrito Federal cobram sobre mercadorias.
Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI): como sugere o nome, é cobrado pelo governo federal sobre os produtos industrializados no país.
Para que serve a receita líquida?
A receita líquida é um indicador de grande importância para uma empresa.
Por meio dela, se identifica a receita que entra para o caixa do negócio depois de cumpridas todas as obrigações em relação à tributação.
Em geral, toda atividade que gera algum tipo de receita sofre a incidência de impostos. Assim, a receita bruta não serve como um parâmetro preciso.
Desta forma, a receita líquida é um indicador de extrema relevância tanto para o trabalho do gestor de uma empresa quanto para a análise de um investidor que busca entender o quanto a companhia está recebendo por conta de suas principais atividades.
Onde conferir a receita líquida de uma empresa?
A receita líquida de um negócio pode ser conferida no Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE). Trata-se de uma ferramenta com informações importantes sobre a saúde financeira da empresa.
É um relatório contábil obrigatório no qual se indica todas as operações financeiras realizadas em um ano. Destacam-se entre esses dados os recursos recebidos e onde são aplicados, bem como o período em que aconteceram.
Explicação passo a passo: