O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é um importante documento para guiar os passos da instituição escolar, indicar os caminhos, as metas, as responsabilidades, as propostas e os princípios inerentes a sua realidade. Para ser bem elaborado, ele precisa seguir algumas etapas. Marque a alternativa que apresenta a estrutura básica para sua elaboração.
A.
Marco Situacional, Marco Doutrinal e Marco Operativo
B.
Marco Filosófico, Diagnóstico e Programação
C.
Diagnóstico, Marco Doutrinal e Marco Referencial
D.
Marco Referencial, Diagnóstico e Programação
E.
Marco Operativo, Marco Filosófico e Programação
Respostas
Resposta:
O Projeto Político-Pedagógico tem sua estrutura em 3 partes que se articulam: O Marco Referencial, o Diagnóstico e a Programação. Portanto a resposta correta é a letra D.
Explicação:
Vejamos um pouco de cada estrutura o PPP.
O Marco Referencial: Aqui é analisado o que queremos alcançar, onde se pretende chegar? Ou seja, trazer de forma clara o posicionamento político e filosófico da escola, o marco referencial vai nortear a vida da escola. Também será explicado os princípios pedagógicos orientadores das ações educativas que serão implementadas.
O Diagnóstico: Deverá responder o seguinte questionamento, o que nos falta para ser o que desejamos? Ou o que temos e o que nos falta para alcançar os nossos ideais? Será identificado as necessidades da escola, momento onde deverá ser de analise da própria realidade, pontos fracos e os fortes da instituição.
A Programação: finalmente neste momento a escola deverá fazer a seguinte analise, o que faremos concretamente para suprir o que falta? Aqui deverá ser traçado o caminho para atingir os seus ideais.
Para ver mais um exercício sobre Projeto Político-Pedagógico, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/7436559
Resposta:
D. Marco Referencial, Diagnóstico e Programação
Explicação:
Para que o processo de construção do Projeto Político-Pedagógico seja eficaz, é necessário seguir uma estrutura básica para sua elaboração. Vasconcellos (2006) aponta três elementos que fazem parte da estrutura do Projeto Educativo da Equipe Latino-Americana de Planejamento (ELAP), com sede no Chile, na vertente brasileira de Danilo Gandin. O projeto é composto por três partes: Marco Referencial, Diagnóstico e Programação.