Respostas
Resposta:
História da América New Deal
New Deal foi um plano de recuperação econômica, iniciado 1933, feito no governo Franklin Roosevelt, logo após a quebra da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929.
ranklin D. Roosevelt foi presidente dos Estados Unidos e aplicou em seu governo o New Deal, programa de recuperação econômica após a crise de 1929.
ranklin D. Roosevelt foi presidente dos Estados Unidos e aplicou em seu governo o New Deal, programa de recuperação econômica após a crise de 1929.
O New Deal foi um programa de recuperação econômica realizado no governo de Franklin Delano Roosevelt e tinha como principal objetivo reerguer a economia norte-americana após a crise de 1929, por conta da quebra da Bolsa de Valores de Nova York.
Ao contrário do que foi feito nos governos anteriores, quando não havia nenhuma interferência e regulamentação governamental nas transações econômicas, o New Deal pretendia ampliar a ação do Estado na economia ao controlar a produção e realizar obras públicas para empregar aqueles que perderam seu trabalho por conta da crise. Aos poucos, o programa começou a dar resultados, e a economia norte-americana voltou a apresentar números positivos.
Resumo sobre o New Deal
O New Deal foi um programa de recuperação da economia dos Estados Unidos após a quebra das Bolsa Valores de Nova Iorque, em 1929.
O programa pretendia ampliar a intervenção do estado na economia, ao regular as transações econômicas e a produção, como também realizar obras públicas para estimular a criação de empregos.
As ações do New Deal seguiam as ideias econômicas preconizadas pelo economista John Keynes.
A Crise de 1929 provocou o derretimento da economia norte-americana e o empobrecimento de muitos norte-americanos.
Os efeitos do New Deal colocaram em xeque as ideias liberais e reforçaram a presença do Estado na economia.
O que foi o New Deal?
Após longos períodos de prosperidade, a economia norte-americana foi impactada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque, em 1929. A crise faliu empresas e desempregou milhões de pessoas, causando vários problemas sociais. Os republicanos perderam as eleições presidenciais de 1932, e o democrata Franklin Delano Roosevelt foi eleito para a Casa Branca, propondo um programa econômico que recuperaria as finanças dos Estados Unidos e retomaria o seu pleno desenvolvimento.
O New Deal, como foi intitulado o programa do governo Roosevelt, aplicou as ideias econômicas de John Keynes de maior intervenção estatal na economia. Até 1929, o liberalismo econômico fez com que os órgãos governamentais não fiscalizassem as transações econômicas e as movimentações financeiras feitas pela Bolsa de Valores de Nova Iorque, a principal do mundo capitalista.
A proposta de Roosevelt para recuperar a economia norte-americana era: aumentar a presença do Estado na economia ao fiscalizar as movimentações financeiras, controlar a produção para que as mercadorias estocadas pudessem ser comercializadas, e executar obras públicas para acelerar a criação de empregos.
Características do New Deal
O New Deal começou a ser aplicado logo após a posse de Franklin Roosevelt na presidência dos Estados Unidos, em 1933. As principais características desse programa de recuperação econômica foram:
Intervenção do Estado na economia por meio da fiscalização das transações bancárias e das instituições financeiras.
Criação de sindicatos para facilitar as negociações entre trabalhadores e patrões.
Construção de obras de infraestrutura para gerar empregos e renda, estimulando o mercado consumidor.
Concessão de empréstimos para pequenos agricultores.
Criação da Previdência Social, que garantiria um salário-mínimo para idosos, inválidos e desempregados.