Sobre o trabalho com os currículos escolares, analise as assertivas a seguir:
I - O conceito de currículo como uma especificação precisa de objetos, procedimentos e métodos para obtenção de resultados que podem ser medidos passou a ser aceito pela maioria das escolas, professores, estudantes e administradores escolares.
II - No entanto, como esta questão apresenta grande importância no processo educacional, passou a ser vista como um campo profissional de estudo e pesquisas, fazendo com que surgissem outras teorias para questionar o currículo e tentar explicá-lo.
Assinale a alternativa correta:
a.
A assertiva I não trata da importância dos currículos escolares
b.
As assertivas I e II não dizem respeito ao trabalho com os currículos, nas escolas
c.
A assertiva II contradiz a I
d.
A assertiva II complementa a I
Respostas
Resposta:
Explicação:b
Considerando o trabalho com currículos escolares, podemos dizer que a Declaração II complementa a declaração I, Portanto, a resposta correta é D.
Teorias do currículo
O currículo é mais do que uma simples enumeração de conteúdos e diretrizes a serem trabalhados em sala de aula pelos professores ao longo das diferentes etapas da vida escolar dos alunos; é uma construção histórica e cultural que passa, ao longo do tempo, por transformações na sala de aula.
Por esta razão, é necessário que os professores não só conheçam os temas relativos ao currículo de suas áreas de ação, mas também o significado expresso por sua orientação curricular.
Portanto, as teorias curriculares preocupam-se com o papel e as perspetivas do currículo no contexto educacional. Portanto, eles estão divididos em tradicionais, críticos e proscríticos.
- Teoria tradicional: nesta perspetiva, procura ser neutra, tendo como foco principal identificar os objetivos da educação escolar, formar trabalhadores especializados ou proporcionar uma educação geral e académica à população.
- Teorias críticas: preocupavam-se em desenvolver conceitos que permitissem compreender, com base numa análise marxista, o que o currículo faz.
- Teorias pós-críticas: o currículo tradicional foi visto como legitimando o modus operandi dos preconceitos estabelecidos pela sociedade. Assim, sua função era adaptar-se ao contexto específico dos estudantes para que o estudante pudesse compreender nos costumes e práticas do outro uma relação de diversidade e respeito.
Saiba mais sobre Teorias do currículo em: https://brainly.com.br/tarefa/54587926
#SPJ2