• Matéria: Artes
  • Autor: nscjlima
  • Perguntado 3 anos atrás

Analise a mudança que ocorre com espaço de porte do teatro Municipal do Rio de janeiro quando eles passam a manter grupos artísticos em suas dependências

Respostas

respondido por: maria303150
2

Resposta:

O Coro do Theatro Municipal foi criado em 1931, mas sua organização efetiva só ocorreu a partir de 1933, após a nomeação de Santiago Guerra, seu primeiro maestro titular, durante a ópera Andrea Chénier.

Muitos nomes influentes já passaram pela direção do Coro. No período em que o maestro Andrés Máspero foi nomeado titular, entre 1978 a 1982, o Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi considerado um dos melhores do mundo em seu gênero pela revista Ópera News.

O Coro do Theatro Municipal participa das óperas nas temporadas líricas, assim como de concertos sinfônicos e ballets. Desde sua criação já cantou em mais de uma centena de produções de óperas, desde Orfeo de Monteverdi até títulos de compositores brasileiros.

Em suas atuações cênicas, o Coro já foi dirigido por nomes como Franco Zefirelli, Lamberto Puggelli, Wolf Siegfried Wagner, Hugo de Anna, Gianni Rato, Adolfo Celli, Oscar Figueroa, Margarita Wallmann, Sonja Frissell, Werner Herzog, Sérgio Brito e Gerald Thomas.

Para as apresentações com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, ou com outras orquestras para as quais é constantemente convidado, possui um vasto repertório, que vai desde o Barroco até a produção contemporânea.

Explicação:

Corpo artístico próprio

Desde a décado de 30, o Theatro Municipal se preocupa em manter seu próprio corpo artístico. Hoje, é a única instituição cultural brasileira a manter, simultaneamente, um Coro, uma Orquestra Sinfônica e uma companhia de Ballet, responsáveis pela realização das temporadas artísticas oficiais.

Perguntas similares