Qual conhecimento ou saber é considerado importante ou válido ou essencial para realmente merecer ser considerado parte do currículo de Arte? Por que “esses conhecimentos” e não “aqueles”?
Respostas
Resposta:
Métodos e práticas estão relacionados ao currículo. O currículo busca modificar as pessoas que vão segui-lo; é resultado de seleção. Ele vem sendo conceituado de diversas formas, entendido em diferentes aspectos, enquanto nexo entre a sociedade e a escola, o sujeito e a cultura, o ensino e aprendizagem. Reflete práticas, experiências cotidianas, ideologias, crenças, valores; uma linguagem simbólica.
Pensar um currículo que dê voz à cultura do aluno, como propôs Freire, parece ir contra a idéia de currículo nacional, que homogeneíza conteúdos. A questão torna-se especialmente relevante ao se pensar num país do tamanho do Brasil, com diferenças culturais imensas de região para região.
Por que a arte é considerada uma disciplina sem importância? Ideologia, reprodução cultural e social, poder, capitalismo, conscientização. Como conectar o que se passa na escola com tudo o que acontece além de seus muros? Identidade, alteridade, diferença, cultura, saber-poder.
Explicação:
Esta certo.