A Constituição Federal em 1988, após duas décadas de experiência ditatorial, se estabeleceu com clareza o horizonte a ser alcançado pelo país: de acordo com o Art. 3º a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, onde o desenvolvimento nacional seja promovido pela erradicação da pobreza e da ão, pela redução das desigualdades sociais e regionais e pela promoção do bem de todos/todas, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação (BRASIL, 1988). A Educação é um direito fundamental constitucionalmente estabelecido. Este ideal constitucional será efetivado na medida em que considerar a realidade das desigualdades regionais, étnicas, sociais e econômicas Considerando as informações do enunciado e os argumentos apresentados no vídeo, elabore um texto dissertativo de 15 a 20 linhas contemplando os seguintes aspectos: - Discorra a respeito da relação entre o acesso e permanência na escola e a desigualdade social; e, - Apresente duas ações de politicas educacionais que podem minimizar esta realidade desigual e garantir o direito educacional de qualidade para todos.
*** 61#9️⃣.9️⃣95️⃣8️⃣_57️⃣.9️⃣.2
Respostas
A permanência no espaço escolar acaba sendo afetada diretamente pelas relações sociais, principalmente pela desigualdade, as formas do diálogo entre os espaços periférico e a busca por oportunidades, o que acaba contribuindo para o trabalho informal, mas um grande número de indivíduos analfabetos, semi-analfabetos e alunos jubilados nas diferentes fases da educação.
Como as desigualdades se relacionam com o abandono escolar?
As desigualdade sociais existentes em nosso país, prejudicam a oferta de oportunidades e crescimento financeiro das camadas segregadas.
Essa questão acaba contribuindo para o serviço informal, e, na maioria das vezes ações ilegais, como as ocupações irregulares, os roubos e o tráfico de drogas, bem como o abandono escolar.
Mais sobre a educação em nosso país:
https://brainly.com.br/tarefa/21051040
#SPJ1