Respostas
Resposta:
Sobre o ar: Durante o processo de evaporação a água poluída se separa dos elementos que a contaminam por ter ponto de ebulição (100 graus Celsius em condições normais de temperatura e pressão) mais baixo que eles. Isso não quer dizer que pode ser bebida após se condensar e cair na forma de chuva. Ela volta a se poluir ao se misturar a outros componentes atmosféricos ou ao retornar a um local já contaminado.
E aqui algumas consequências da poluição da água:
Destruição da biodiversidade: a poluição hídrica empobrece os ecossistemas aquáticos e facilita a proliferação descontrolada de algas fitoplanctônicas nos lagos — eutrofização —.
Desequilibrio na cadeia alimentar: a pesca em águas contaminadas, bem como a utilização de águas residuais na pecuária e agricultura, podem transmitir toxinas aos alimentos que prejudicam a nossa saúde ao serem ingeridos.
Escassez de água potável: a ONU admite que ainda existem bilhões de pessoas no mundo sem acesso a água potável e saneamento, especialmente em áreas rurais.
Maior proliferação de doenças: a OMS calcula que cerca de 2 bilhões de pessoas bebem água contaminada por excrementos, expondo-se a doenças como a cólera, hepatite A e disenteria.
Aumento na taxa de mortalidade infantil: segundo a ONU, as doenças diarreicas vinculadas à falta de higiene provocam a morte em cerca de mil crianças/dia em todo o mundo.