pesquise temperaturas típicas de 6 diferentes elementos e o instrumento de medidas utilizadas para cada um deles
Respostas
Resposta:
O conceito de temperatura pode ser entendido de inúmeras maneiras. Instintivamente, somos levados a relacionar temperatura com “estar frio” ou “estar quente”, o que não está errado, mas se torna um conceito muito relativo, pois se torna diferente de pessoa pra pessoa. Então de maneira mais geral, podemos pensar em temperatura como uma medida da agitação das moléculas que compõem um sistema, isto é, está diretamente relacionada com a energia interna do mesmo.
História da Medição de Tempertura
De acordo com os registros, a primeira tentativa de mensurar a temperatura foi em 170 d. C. por Claudius Galenus, que propôs uma escala com quatro graus acima e abaixo do ponto neutro (definido pela proporção igual de uma mistura de água fervendo e gelo). Em meados do século XVI, Galileu Galilei desenvolveu o primeiro termômetro, que era formado por um tubo fino de vidro com uma esfera na ponta com pressão menor que a atmosférica, esse era inserido num recipiente com água e quando a temperatura próxima da esfera estivesse alta, o líquido no tubo descia. Desde então, muitos termômetros foram desenvolvidos utilizando gás, e, apenas em 1714, Daniel Fahrenheit criou o primeiro termômetro em vidro utilizando mercúrio. Assim, ele estabeleceu uma das primeiras escalas termométricas, usando o 0°F como a temperatura de uma mistura de gelo, água e sal, 30°F como a temperatura de água com gelo, e 96°F como a temperatura da boca de um ser humano.
Em 1742, Anders Celsius propôs utilizar a temperatura de ebulição da água e fusão do gelo como pontos fixos numa escala de temperatura. E no início do século XIX, Lord Kelvin desenvolveu uma escala termodinâmica universal, baseado no coeficiente de expansão de um gás ideal. Ele manteve um gás em volume constante e resfriou de 0°C para -1°C, e constatou que a pressão diminuía em 1/273 vezes. Assim, ele concluiu que quando a temperatura estivesse em -273°C, a pressão seria nula (consequentemente, a temperatura também). Então, criou o termo zero absoluto em 0K.
Em 1933, o Comitê Internacional de Pesos e Medidas definiu o ponto triplo da água como ponto fixo na escala termométrica com valor de 273,16K.
Tipos de Equipamentos para Medição de Temperatura
Abaixo são listados os tipos mais comuns de equipamentos para medir temperatura.
Termômetro Clínico: Este termômetro utiliza o princípio de dilatação de líquidos, principalmente o mercúrio. Opera entre temperaturas de 34°C e 43°C.
Termômetro a álcool: Utiliza o mesmo princípio do anterior, porém opera entre temperaturas de -10°C e 150°C. Normalmente possui um corante vermelho para melhor visualização da escala.
Termômetro de Máxima e de Mínima: Indica a temperatura máxima e a mínima atingidas pelo termômetro desde a última vez que foi ajustado. Normalmente utilizado na meteorologia, e indica a máxima e a mínima temperatura atingida no dia.
Termômetro a gás: Mede a temperatura através da leitura da pressão do gás a volume constante. É utilizado para medir baixas temperaturas. Geralmente é usado gás Hélio, que tem temperatura de condensação de -269°C.
Termômetro de radiação: É utilizado para medir temperatura sem contato com o objeto. Usado em satélites meteorológicos para medir a temperatura da atmosfera, opera em temperaturas entre -50°C e 3000°C. Mede qualquer sistema que emita radiação eletromagnética na forma de luz visível ou radiação infravermelha. Normalmente utilizado para detectar humanos, animais ou qualquer corpo quente em florestas.
Pirômetro Óptico: É um tipo de termômetro de radiação, mas que pode ser utilizado para medir a temperatura de metais incandescentes, fornalhas e até estrelas, pois pode medir temperaturas acima do ponto de fusão dos materiais que o constituem. O valor da temperatura medida é relacionado com a corrente elétrica necessária para gerar uma luminosidade do filamento igual ao sistema em questão.
Termômetro de Lâmina Bimetálica: É constituído por duas lâminas de metais diferentes soldadas que, ao serem aquecidas, dilatam-se. Por serem metais diferentes, um dilata mais que o outro e encurva a lâmina. Opera em temperaturas entre -5°C e 300°C.
Termopar: É composto por dois fios de metais diferentes soldados nas extremidades e, quando aquecidos, produzem uma corrente elétrica que depende da temperatura. Pode operar até uma temperatura de 1800°C.