Paciente S. R. V., gênero masculino, 9 anos de idade, compareceu ao consultório odontológico com a queixa principal de “dor nos dentes do fundo quando come doces”. Na anamnese, constatou-se que a criança apresentava um bom estado de saúde geral, apesar de estar acima do peso ideal para a sua idade.
No inquérito recordatório de 24h, observou-se que o paciente apresenta uma dieta extremamente cariogênica, com alta quantidade e frequência de alimentos açucarados.
Quando questionados com relação à higiene bucal diária, a mãe disse que o filho quando muito, escovava os dentes 1 vez ao dia, após o almoço, antes de ir para a escola.
Ao exame clínico tátil-visual, notou-se uma grande quantidade de biofilme dental visível aderido à superfície dos dentes e a seguinte condição bucal:
Dentes 16 e 26 hígidos, porém, com fossas e fissuras extremamente profundas e de difícil higienização. Dentes 36 e 46 com lesão de cárie incipiente na face mesial, sem cavitação. Dentes 55, 54, 65 e 64 com cárie aguda profunda. Dentes 85, 84 e 75 com cárie profunda, apresentando comprometimento pulpar diagnosticado pelo exame radiográfico periapical. Dente 74 apresentando pólipo pulpar. Dentes 12, 11, 21 e 22 com mancha branca ativa na cervical da face vestibular. Dentes 53, 63, 33, 32, 31, 41, 42 e 43 hígidos.
Diante do exposto, assinale a alternativa que considere o CORRETO tratamento de eleição para os dentes 36 e 46:
a.
Restauração de ionômero de vidro convencional na face oclusal.
b.
Infiltrante resinoso na face mesial.
c.
Restauração de amálgama de prata na face oclusal.
d.
Restauração de resina composta na face mesial.
e.
Selante resinoso na face mesial.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
b
Explicação:
respondido por:
6
Resposta: E
Selante resinoso na face oclusal.
Explicação: 100% correta minha resposta!!! Tentei a do colega anterior e perdi ponto!
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
88 9 9️⃣3️⃣7️⃣6️⃣ 8️⃣2️⃣5️⃣5️⃣