• Matéria: Geografia
  • Autor: ra4781517
  • Perguntado 3 anos atrás

redação sobre a GUERRA DA RÚSSIA E UCRÂNIA.

Me ajude por favor!!​

Respostas

respondido por: josesallessilvabarre
5

Após a recente invasão da Ucrânia pela Rússia, torna-se impossível não relembrar os anos de Guerra Fria e os impactos gerados pela Crise dos Mísseis, em 1962. Como à época, o atual conflito Europeu, embora não fomente uma guerra armada direta entre Estados Unidos da América (EUA) e Rússia, pode trazer grandes impactos econômicos. Nesse contexto, o Brasil é um país cuja economia sofrerá diversos impactos, pois, industrialmente, ainda depende de outros blocos econômicos. Assim, a fim de mitigar esses problemas e proteger-se das próximas crises, o país precisa investir em ciência e tecnologia, a fim de tornar a indústria nacional independente do mercado internacional.

De fato, a ocupação da Ucrânia pela Rússia, um dos maiores parceiros comerciais do Brasil, rendeu ao país de Vladimir Putin uma série de sanções comerciais impostas pelo governo dos EUA. Esse bloqueio econômico impede que diversos países negociem diretamente com a Rússia, que é, segundo a Organização das Nações Unidas, o maior produtor de gás natural do mundo. O problema é que, países como a Alemanha, França e Japão dependem totalmente do gás natural russo. Portanto, a saída soviética do mercado Europeu desestabiliza a economia mundial, uma vez que sua matriz energética depende do gás natural produzido russo.

Para entender como se dão esses impactos no Brasil, é necessário entender como funciona a produção de combustíveis fósseis e o agronegócio brasileiros. De acordo com dados do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), embora o país seja independente com relação à extração de petróleo, não domina as técnicas de refinamento, dependendo de países como EUA. Além disso, mesmo sendo o maior produtor agrícola mundial, o Brasil importa da Rússia os fertilizantes necessários ao agronegócio. Isso faz com que o produto final da indústria nacional alcance preços impraticáveis ao consumidor e comprometa sua qualidade de vida.

Portanto, diante do exposto, fica claro que o Estado tem de intervir  subsidiando maiores investimentos em tecnologia. Assim, por intermédio do MCT, a União precisa captar recursos e modernizar suas refinarias de petróleo, além de passar a produzir os insumos agrícolas essenciais ao agronegócio brasileiro. Com isso, o Estado tornará sua indústria de combustíveis e alimentos menos sensível às oscilações do mercado externo, tornando o produto nacional economicamente acessível e garantindo o bem estar social do seu cidadão.

tá ai


ra4781517: obrigado
respondido por: henriquec1001
0

A possível inserção da Ucrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) motivou que a Rússia começasse uma guerra contra a Ucrânia, visto que se a Ucrânia conseguisse esse feito, em uma eventual guerra todos os países da OTAN teriam obrigação de proteger a Ucrânia no conflito.

Guerra Ucrânia e Rússia

Temendo que a Ucrânia pudesse se aliar a OTAN, a Rússia decidiu começar uma guerra, visto que seria mais fácil lidar apenas com a Ucrânia do que toda OTAN.

Vale salientar que o território que hoje é da Ucrânia em tempos passados pertencia à Rússia, que ideologicamente ainda se sente dona do território, o que contribui ainda mais para promoção da guerra.

Todavia, na atualidade, com tanta informação, diálogo e tecnologia, não deveria existir essa guerra, visto que traz apenas legados negativos para as partes envolvidas e demais países que dependem dos países envolvidos na guerra.

Saiba mais sobre Rússia e Ucrânia em: https://brainly.com.br/tarefa/51493235

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares