7. Que elementos da linguagem teatral estão indicados no texto de Gota d'água?
8. Em torno de qual acontecimento se organiza a cena que você leu?
9. O comportamento e a fala das personagens nos per mitem perceber seu estado de espírito durante a cena. Como você descreveria as emoções de Joana e de Jasão nesse diálogo?
10. Pelo diálogo entre Joana e Jasão, é possível imaginar o fato desencadeador da tragédia apresentada em Gota d'água. Explique que fato é esse.
11. A última fala de Joana oferece elementos capazes de aproximar o público da personagem? Explique.
Respostas
“Gota d’água” é uma peça teatral premiada escrita por Chico Buarque e Paulo Pontes em meados da década de 70.
Elementos da linguagem teatral e gênero
Possuindo dois atos, “Gota d’água” apresenta uma história apoiada em uma tragédia urbana, retratando as dificuldades passadas pelos personagens, moradores de um conjunto habitacional.
O drama teatral pode ser percebido, principalmente, pela história central da peça, o sentimento de traição que se apossa de Joana, mulher pobre, ao ser trocada por Alma, mulher rica, pelo seu então marido, Jasão.
O tempo apresentado pode ser classificado como uma mescla entre o tempo real e tempo dramático, visto que sua narrativa acontece no mesmo período em que a peça foi escrita.
Quanto ao espaço, a peça apresenta como espaço real três sets, uma lavanderia, uma oficina mecânica e um botequim. São nesses três espaços que a história é contada. O espaço psicológico fica a cargo das atitudes e falas da personagem principal, Joana.
Joana e Jasão
Ao longo da peça é possível perceber a dor que a traição de Jasão ocasionou em Joana. Joana deixa claro que não consegue compreender como alguém troca o amor verdadeiro que ela tinha a oferecer por dinheiro e ascensão social, Alma era filha de pais ricos.
Ela, mulher ferida, passa a nutrir uma sede de vingança incalculável, e, como forma de punição, mata os filhos que teve com Jasão, o único elo que ainda os unia.
Sua morte acaba sendo uma libertação para ela que não conseguia mais viver com aquele sentimento esmagador.
Identificação do público
Escrita em um período marcado pela ditadura e sob forte censura, a peça precisou ter cenas cortadas para poder estrear, “Gota d'água" traz uma mensagem de rebelião contra a opressão que o povo estava sentido na época.
Tendo isso como um ponto forte e fundamental da peça, o público conseguiu se enxergar em Joana, afinal a personagem representou fielmente o desgosto da população brasileira frente aos acontecimentos e a vontade de luta que crescia dentro de cada um.
“[...] não há mal que nunca se acabe nem festa que dure a vida inteira.”
Conheça mais sobre Linguagem Teatral aqui: https://brainly.com.br/tarefa/33570782
#SPJ1