Respostas
Resposta:
O Racionalismo, presente no Renascimento, se opõe aos pensamentos medievais que colocavam a autoridade divina como fonte do conhecimento absoluto e verdadeiro.
Explicação:
O que é o Renascimento
O Renascimento foi um movimento artístico, científico e cultural do início do século XV que marcou a passagem do período da Idade Média para a Idade Moderna.
Também conhecido como Renascença ou Renascentismo, o Renascimento teve sua origem na Itália e apresentou características importantes responsáveis por uma grande mudança na sociedade da época em diferentes esferas, como economia, arte e ciência, entre outros.
Características do Renascimento
- Racionalismo
- Cientificismo
- Universalismo
- Antropocentrismo
- Individualismo
- Resgate e valorização da Antiguidade Clássica
O que é o Racionalismo
Apresentando a razão humana e o intelecto como a base do conhecimento verdadeiro, o Racionalismo se apoia sobre a ciência para encontrar as explicações a qualquer fato, utilizando-se da matemática para defender suas teorias.
Para os filósofos racionalistas, as ideias e o conhecimento humano surgem da capacidade racional inata a qualquer pessoa, sendo possível aprimorar esse conhecimento através de exercícios e esforços externos, estimulando, assim, o intelecto e permitindo uma maior compreensão sobre o universo como um todo.
Principais filósofos Racionalistas
- René Descartes (1596 – 1650)
- Gottfried Leibniz (1646 – 1716)
- Baruch de Spinoza (1632 – 1677)
Aprenda mais sobre o Racionalismo aqui: https://brainly.com.br/tarefa/136963