Respostas
Resposta: O ciclo de Krebs é uma etapa da respiração celular que ocorre na mitocôndria, mais precisamente na matriz mitocondrial. Também chamado de ciclo do ácido cítrico e ciclo do ácido tricarboxílico, esse transcurso foi descrito por Hans Krebs no começo da década de 1930.
Explicação:
Resposta:
O Ciclo de Krebs é uma das etapas metabólicas da respiração celular aeróbica.
Ocorre na mitocôndria das células animais.
É fundamental para a produção de energia (ATP) para o correto desempenho das atividades celulares.
Explicação:
O Ciclo de Krebs, também conhecido como o Ciclo do Ácido Cítrico ou Ciclo do Ácido Tricarboxílico, é concebido como uma das fases metabólicas da respiração celular aeróbica.
O Ciclo de Krebs ocorre na mitocôndria das células dos seres animais.
Dentre as funções do Ciclo de Krebs, está a de realizar a degradação dos produtos finais do metabolismo dos aminoácidos, lipídeos e carboidratos, que são convertidos em Acetil-coenzima A (Acetil-CoA), com a liberação de Dióxido de Carbono (CO2) e Água (H2O), sintetizando Adenosina Trifosfato (ATP).
Nas mitocôndrias, a acetil CoA participa de uma série de reações oxidativas que irão transformar os carbonos presentes nas moléculas envolvidas em CO2 (transportado pelo sangue e eliminado na respiração).
Em suma, o Ciclo de Krebs é fundamental para a produção de energia para as células dos animais, para que possam desempenhar as suas funções.
Nas etapas das reações que compõem o Ciclo de Krebs, o piruvato ou ácido pirúvico, originado na Glicólise, adentra a mitocôndria, passando por uma série de reações que irão redundar na formação de moléculas de ATP.