Esporte é fonte de inclusão para jovens com deficiência
Aproximadamente 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de d3f1ciênci4 no Brasil, de acordo com pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Felipe Amorim, de 17 anos, e Samuel de Oliveira, de 13 anos, encontraram no esporte uma maneira de superarem algumas limitações da deficiência física. Conheça a história deles neste 21 de setembro, Dia Nacional da Luta da Pessoa com D3f1ciência.
[...]
Felipe estuda em uma escola comum e afirma que não há receio em conviver com seus colegas de classe, mas que percebe preconceito na rua. “No meu colégio nunca sofri b9lly1ng. Já estudo lá há 7 anos e a relação sempre foi boa. Mas na rua a gente percebe os olhares”, diz.
[...]
Samuel e a natação
Nadar é uma das atividades favoritas de Samuel de Oliveira, de 13 anos. Segundo depoimento de Edna de Morais, professora do garoto, em um vídeo, “ele tem um grande futuro como atleta paraolímpico”.
Samuel, que não tem braços, treina há 3 anos no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, incluindo a modalidade de nado sincronizado. A instituição promove competições entre os atletas anualmente. Sobre os campeonatos, “na hora dá uma travada, mas consigo”, garante ele.
Ele conta também o quanto gosta de jogar videogame — com os pés —, e se diz independente na maior parte do tempo.
[...]
Corrida de inclusão
Entre os dias 10 e 11 de outubro, a escola municipal de ensino fundamental “Professor Laerte José dos Santos”, em Osasco, São Paulo, organizou uma corrida em comemoração ao Dia das Crianças (12 de outubro). O evento teve a participação de 690 alunos, incluindo os que possuem algum tipo de deficiência. No primeiro dia, foi a vez de estudantes do 1º, 2º e 3º anos. No segundo, participaram os alunos do 4º e 5º anos.
[...]
A corrida aconteceu ao redor da escola, em um trajeto de 300 metros. Quatro alunos participavam a cada rodada. Houve também quem correu com ajuda dos pais, como Amanda, de 11 anos. Com p4r4lisia cerebral e o auxílio de muletas para andar, ela contou com a ajuda da sua mãe, Ana, durante o circuito.
“Eu quero incentivar as outras pessoas com deficiência a praticarem esportes”, conta Amanda, que afirma já ter sentido vergonha por precisar de ajuda para se locomover. “Ano que vem [quando ela estiver no 6º ano] não vou mais poder participar, então, aproveitei esse.”
Todos os estudantes ganharam medalhas pela atuação. Amanda, que costumava praticar judô, ganhou o Troféu Superação ao fim da corrida. “Foi mais uma etapa superada para ela”, diz a mãe da menina.
A reportagem anterior baseia-se em diversos depoimentos. Com que intenção essas diferentes vozes são apresentadas?
a) Com o objetivo de sensibilizar o leitor e comprovar as informações apresentadas ao longo do texto.
b) Para garantir a confiança dos dados apresentados, já que são falas de especialistas em áreas de estudo.
c) Para mostrar situações com ausência de dificuldades de interação por parte das pessoas com d3ficiênci4.
d) Com o intuito de apontar que são inexistentes ações que promovem a inclusão de pessoas com d4ficiênci4.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
.KJHBGTYCYUFRYGYVJHJK
Explicação:
JHTFRD5DU6FRDTETRU
thalesbryam:
que cu
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás