Respostas
Resposta:
A esgrima é um esporte de duelos, onde os atletas utilizam armas brancas classificadas como florete, espada e sabre para competir. Sua origem remonta os tempos da Pré-História, quando o homem, pela primeira vez, empregou o uso de um pedaço de madeira para atacar e se defender dos inimigos.
Contudo, as primeiras armas de combate só foram criadas com o surgimento dos metais, sendo empregadas, inicialmente, por chefes de tribos. Atualmente, a esgrima possui três modalidades baseadas nos nomes das armas usadas. Mas, antes de conhecê-las é importante saber um pouco da história do esporte de “espadas”.
A esgrima possui três modalidades, isto é, a luta pode ser disputada com o uso de três armas: sabre, espada e florete. Confira as principais características de cada uma:
SABRE:
Sabre: é uma arma leve e rápida. Nessa modalidade é permitido ao esgrimista tocar o seu adversário com a ponta ou com a lateral da lâmina. A superfície válida para o toque compreende cabeça, tronco e membros superiores, com exceção das mãos. A sabre mede 0,88 m e pesa 500 g;
ESPADA:
Espada: diferente da esgrima com uso do florete, na espada o esgrimista só pode golpear com a ponta da arma. Além disso, o competidor pode tocar qualquer área do corpo do adversário e os oponentes podem marcar toques simultâneos. A espada mede 0,90 m e pesa 770 g, sendo a arma mais utilizada nos duelos dos séculos XIX e XX;
FLORETE:
Florete: como foi possível estudar no tópico anterior, a florete foi a primeira arma desenvolvida para a prática da esgrima, portanto, essa modalidade é a forma mais pura do esporte, sendo também a mais difícil das armas. O objetivo é fazer pontos exclusivamente através de golpes de ponta sobre a superfície válida do adversário que, nesse caso, é apenas o tronco. Por ser uma arma mais leve, a modalidade se apresenta como uma técnica de extrema elegância. A florete pesa 500 g e mede 0,90 m.
A esgrima é um esporte que foi evoluindo não só as suas técnicas, mas também a forma de combate. A definição técnica da esgrima é a capacidade de manusear o florete, o sabre e a espada, que são as armas “brancas” usadas para ataque, defesa e contra-ataque, dessa forma, no caso da esgrima, é proibido o contato corporal entre os competidores.
Esgrima e suas características
No caso da esgrima, como não é permitido o contato corporal, o objetivo é tocar o adversário com a ponta da arma sem ser tocado por ele antes, dessa forma, como dito anteriormente, existem algumas armas específicas para a prática da esgrima.
Como por exemplo o sabre, que é permitido que o competidor toque seu adversário com a ponta ou a lateral da arma, já no caso da espada, o competidor só pode golpear o seu adversário com a ponta.
Leia mais sobre esgrima :https://brainly.com.br/tarefa/9984728
#SPJ1