A extensa diversidade de paradigmas na história do pensamento político é um indício de que os mesmos são obras de verdadeiros “criadores” de mundos sociais possíveis, não o resultado de uma imediata e inequívoca observação do mundo. Considerando essas informações sobre as diversas fases de evolução do pensamento político ocidental, analise as afirmativas a seguir.
I. A Grécia foi composta por estados soberanos, as cidades-estados. Na trajetória do pensamento político ocidental, consideram-se esses os locais onde foi criado o termo que deu sentido ao significado de democracia (demokratia).
II. No contexto do helenismo, houve uma importante contribuição para a consolidação da política como campo de reflexão. Trata-se do pensamento de Políbio (séc. II a.C.), com sua teoria cíclica das formas de governo e sua defesa do governo misto.
III. O Estado e o poder político, em vez de serem concebidos como obras contingentes, criadas pelos homens em resposta às necessidades resultantes de sua própria corrupção, são vistos por São Tomás de Aquino como incluídos no plano perfeito de Deus.
IV. De acordo com Políbio, o Estado ideal seria desenvolvido a partir do advento das monarquias absolutistas, com a concentração de poderes na figura do monarca, a quem cabe o exercício pleno da soberania, em aproximação com o pensamento de Bodin.
É correto o que se afirma em:
Respostas
respondido por:
4
Resposta: IV
Explicação: De acordo com Políbio, o Estado ideal seria desenvolvido a partir do advento das monarquias absolutistas,
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás