Todos os fungos podem ser ingeridos com segurança
Respostas
Não, pois além de existir centenas de fungos comestíveis, há também outros venenosos. Não se pode comer um fungo silvestre sem o prévio conhecimento de que ele é comestível.
Ex: os amanitas, que podem causar até a morte por intoxicação.
Os fungos são um grande grupo de organismos que apresentam características bastante curiosas com os quais nos relacionamos tanto de forma positiva quanto de forma negativa.
Sendo assim, a frase "Todos os fungos podem ser ingeridos com segurança" é considerada falsa, visto que uma grande variedade de fungos não é segura para a ingestão devido as micotoxinas.
- O que são?
Os fungos são organismos heterótrofos (não produzem o próprio alimento), que podem ser unicelulares ou multicelulares, sendo que os primeiros são representados pelas leveduras e os segundos pelos cogumelos e bolores.
Por muito tempo foram confundidos como sendo plantas, mas hoje sabemos que eles compartilham mais características em comum com os animais (inclusive com humanos) que com as plantas.
- Ingestão
Enquanto alguns fungos podem ser consumidos com segurança e constituem ingredientes interessantes para a culinária, como é o caso do Shimeji, do Champignon e das Trufas, outros são extremamente tóxicos e podem causar envenenamentos e doenças - inclusive letais - se forem ingeridos.
Uma característica importante é que alguns fungos, como por exemplo os do gênero Aspergillus e Penicillum, produzem toxinas conhecidas como micotoxinas, que são frutos do metabolismo desses fungos. Esse grupo de toxinas é bastante conhecido na medicina veterinária e humana como causadoras de envenenamentos e danos neurológicos e hepáticos aos animais e pessoas que as consomem.
- Por este motivo, não se deve consumir fungos desconhecidos ou alimentos que possam estar contaminados por fungos (embolorados ou que estiveram em contato com fungos).
- Em caso de suspeita de intoxicação por fungos, busque ajuda veterinária ou médica com urgência. Se possível, leve uma amostra do fungo ou do alimento contaminado para facilitar a identificação.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/5299561
Bons estudos!