• Matéria: ENEM
  • Autor: queziaharris
  • Perguntado 3 anos atrás

Há uma relação entre o vestuário à importância do automóvel para o brasileiro, nos anos 1960. Por ser considerado uma extensão do próprio corpo, o carro também carrega em si a beleza e o glamour, que são motivos de observação da sociedade. Nesse sentido, quanto mais caro for o modelo do carro, maior o bom gosto e o status de quem o adquire (LUCHEZI, 2016).
LUCHEZI, T. F. O Automóvel como Símbolo da Sociedade Contemporânea. Anais do VI Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2016.
A autora se refere ao início da fabricação dos primeiros automóveis brasileiros. As propagandas em veículos de comunicação impressos exploravam o paralelo entre o carro e a moda, isto é, sob a ótica da época, a aquisição do carro só acontecia para indivíduos de bom gosto.
A figura a seguir é uma maneira clássica de representar esse tipo de propaganda:image0015c61a2c75c61a2c7_20211112164126.gif
Figura I - Propaganda da montadora Aero-Willys em Revista, 1961.
Fonte: Revista Quatro Rodas, 1961 apud LUCHEZI, 2016, p. 6.

Além do contexto imagético exposto na imagem, a propaganda destaca: “Noite de elegância...ambientes de bom gosto. E seu Aero-Willys - distinto, sóbrio, de linhas clássicas -acompanhando o sucesso de suas reuniões sociais”.
Considere as assertivas a seguir.
I. A propaganda da época para essa marca associava a moda, o sucesso e as conquistas como “atributos” do veículo.
II. Pela imagem da propaganda, o carro e a mulher estão associados ao sucesso nas noites e nas reuniões sociais da época.
III. O carro é o elemento que não pode faltar na vida das pessoas. Elas só terão sucesso em suas reuniões sociais ao lado dele.
IV. Há um excesso de atributos condicionados ao carro. A pessoa deveria pensar que o carro, além de elegante, era sóbrio e distinto.
V. Esse tipo de propaganda permanece até os dias atuais, é moda. O carro como objeto de desejo é desenvolvido por designers da época.
VI. O veículo Aero-Willys era moda e o melhor veículo dos anos 1960. Por isso, a propaganda enaltece a imagem e status dignos do veículo.

Assinale a alternativa que apresenta a(s) assertiva(s) correta (s).

Respostas

respondido por: gabrieljcrn
5

Resposta:

Resposta: I,II IV

Explicação:

Na propaganda apresentada, o status do carro está associado ao sucesso, ao lado de uma mulher, nas reuniões sociais e nos passeios. Ou seja, as conquistas como “atributos” do veículo e por isso a imagem induz a pessoa a acreditar nisso.

Perguntas similares