Eventos sísmicos de grande magnitude causam imensos danos. As ondas sísmicas que se originam nesses eventos e que se propagam no interior da Terra são de dois tipos: longitudinais e transversais. A figura anterior representa um tipo de contato entre placas que dá origem a ondas sísmicas. Esse tipo de contato ocorre a) na Califórnia (EUA), e as ondas longitudinais são aquelas em que a oscilação se dá na direção de propagação. b) nos Andes (Chile), e as ondas transversais são aquelas em que a oscilação se dá perpendicularmente à direção de propagação. c) na Califórnia (EUA), e as ondas longitudinais são aquelas em que a oscilação se dá perpendicularmente a direção de propagação. d) nos Andes (Chile), e as ondas transversais são aquelas em que a oscilação se dá na direção de propagação.
Respostas
Resposta:
A resposta é a Letra A
a) na Califórnia (EUA), e as ondas longitudinais são aquelas em que a oscilação se dá na direção de propagação.
Espero ter ajudado!
San Andreas na Califórnia é um exemplo de contato transformante de placas. As ondas que se propagam no mesmo sentido de formação são as longitudinais. Letra A está correta.
Limite transformante
Existem três tipos de limites de placas, ou seja, as placas podem estar em contato uma com a outra de três formas:
- Transformante
- Divergente
- Convergente
O limite transformante se caracteriza por placas se deslizam uma ao lado da outra, normalmente, sem haver destruição ou criação de crosta. A falha de San Andreas na Califórnia é um exemplo de encontro de placas transformantes.
Placas divergentes estão de afastando uma da outra e placas convergentes estão se encontrando.
Ondas sísmicas
As ondas geradas pelo encontro de placas tectônicas podem ser de dois tipos:
- Longitudinais
- Transversais
Ondas longitudinais se propagam na mesma direção em que foram formadas, já as ondas transversais se propagam perpendicularmente a sua origem.
Veja mais sobre movimentação de placas tectônicas: https://brainly.com.br/tarefa/41823607
#SPJ2