Faça uma pesquisa sobre o islamismo, identificando seus pilares e suas contribuições culturais ao redor do mundo. Com base nisso, analise o islamismo como religião e sua interpretação do jihad. É correto afirmar que o islã seja partidário da destruição do Ocidente cristão por meio do jihad? Como podemos relacionar a interpretação radical do jihad a lutas por hegemonia dentro e fora do islamismo?
Respostas
Islamismo é uma religião monoteísta, cujos ensinamentos estão contidos no Alcorão, o livro sagrado para seus seguidores, os muçulmanos, os seguidores de Allah.
O Islamismo
Surgido no século VII, no península arábica, Islã significa "submissão". Seu profeta maior é Maomé, cujos ensinamentos foi revelado pelo anjo Gabriel em uma caverna.
A religião muçulmana se sustenta em 5 pilares que devem ser observados por todos os muçulmanos:
- Oração sagrada que deve ser recitada: "não existe nenhum deus além de Allah, e Muhammad é seu profeta".
- Orar cinco vezes ao dia na direção de Meca (cidade sagrada)
- Observar o jejum durante o Ramadã (mês sagrado)
- Doar 1/4 de seus lucros para os mais pobres
- Pelo menos uma vez na vida, ir à Meca (cidade sagrada)
O jihad é a luta sagrada para o povo do islã. Não necessariamente armada, pois se volta mais para disseminar a fé e a conversão voluntária ao islamismo. É também compreendida como esforço pessoal em viver a fé, controlando impulsos como a ira e exercendo o perdão.
Não é correto afirmar que muçulmanos queiram destruir o Ocidente. Como forma de interpretação das palavras sagradas, a religião se manifesta por diferentes vertentes, sendo as mais conhecidas os sunitas e xiitas.
A interpretação mais radical do jihad pertence aos xiitas, considerados fundamentalistas e portanto, com interpretações mais rígidas das leis do alcorão. Criaram a jihad-islâmica, grupo nacionalista que vê na "guerra santa", uma forma de impor o islamismo. Correspondem a aproximadamente 10% da população muçulmana.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre o Jihad em: brainly.com.br/tarefa/629669
#SPJ1