• Matéria: Geografia
  • Autor: marcelocliente947
  • Perguntado 3 anos atrás

De acordo com a obra “Dialética do esclarecimento”, de Adorno e Horkheimer, o mito já é esclarecimento, ou seja, uma forma de conhecimento da natureza e da sociedade. Entre os povos tribais, o que predomina é a abordagem mitológica da realidade, com o uso do sobrenatural e do divino nas explicações dadas aos fenômenos que ocorrem em suas vidas. Assim, considere verdadeiras (V) ou falsas (F) sobre o mito na antiguidade.

( ) Quanto mais as relações sociais são complexas, com um contato cada vez maior com outros povos e um desenvolvimento da economia, maior é a tendência de se reforçar as interpretações sobrenaturais da realidade.
( ) O mito, por seu caráter explicativo da realidade, não pode coexistir com outras abordagens, sendo, portanto, a única, presente nas sociedades tribais.
( ) Quando o mito deixa de ser uma forma abrangente de compreender a realidade, há uma crescente secularização do conhecimento, sendo menos mágico e mais racional.
( ) O mito é uma forma de explicar a realidade a partir dos fenômenos que ocorrem, buscando suas causas no próprio mundo natural.
( ) Quanto mais a racionalidade se torna elaborada, mais os mitos se fazem presentes em diferentes setores da vida social.

Respostas

respondido por: wisneyfio
0

Resposta:

Explicação:

respondido por: jessicadefreitas82
2

Resposta:

alternativa 4 : F F V V e F

Explicação:

Perguntas similares