Considerando a descrição feita pelo autor na rubrica e o comentário ditado por Belzebu a Dinato, as personagens Todo o Mundo e Ninguém devem ser consideradas como A alegorias dos valores e comportamentos humanos. B metonímias da relação entre a parte e o todo. C personificações do bem e do mal. D metáforas do bem e do mal
Respostas
Resposta:
A) alegorias dos valores e comportamentos humanos.
Explicação:
gabarito ta certo
Resposta:
GABARITO DA QUESTÃO:
Alternativa A
RESOLUÇÃO ou GABARITO COMENTADO:
A rubrica caracteriza como pessoas individuais as ideias genéricas, abstratas, representadas pelos pronomes "todo o mundo" (todos) e "ninguém", e os valores e comportamentos a elas atribuídos. A ideia coletiva de "todo o mundo" se "disfarça" como rico mercador; a ideia de "ninguém", como de um homem pobre.
DESCRITOR E DISTRATORES:
b) As personagens não são partes das ideias coletivas de todo o mundo e ninguém, mas representação concreta e simbólica dessas ideias.
c) Os pronomes "todo o mundo" e "ninguém" são sempre referências a pessoas, não a seres inanimados ou irracionais. Como abstrações, ainda, representam seres humanos sempre, não apenas na peça de Gil Vicente.
d) Os termos "todo o mundo" e "ninguém" não substituem outras palavras.
HABILIDADE:
(EF89LP34) Analisar a organização de texto dramático apresentado em teatro, televisão, cinema, identificando e percebendo os sentidos decorrentes dos recursos linguísticos e semióticos que sustentam sua realização como peça teatral, novela, filme etc.
(EF69LP47) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, [...] a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens [...] percebendo os efeitos de sentido decorrentes [...] da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto [...].
(EF69LP54) Analisar os efeitos de sentido decorrentes [...] do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.