Leia a fala de Carlos, no texto "O Noviço", de Martins Pena: Carlos – Desmaiada! Senhora dona Rosa? Fi-la bonita! Esta é mesmo de frade. Senhora, torne a si, deixe desses faniquitos! Olhe que aqui não há quem a socorra. Martins Pena. Http. Dominiopublico. Gov. Br/download/texto/bn000032. Pdf. . A formas verbais "socorra" e "deixe" estão empregadas, respectivamente, no: A presente do subjuntivo e imperativo. B futuro do subjuntivo e presente do subjuntivo. C presente do subjuntivo e infinitivo. D imperfeito do subjuntivo e presente do subjuntivo
Respostas
A alternativa A está correta. A forma verbal "socorra" está no presente do subjuntivo e "deixe" faz parte do imperativo.
Subjuntivo e imperativo
O subjuntivo é um modo verbal usado para transmitir uma situação hipotética, que pode ou não ser concretizada. Portanto, apresenta um acontecimento irreal, um desejo e possibilidades.
Os tempos verbais do subjuntivo são:
- Presente
- Pretérito imperfeito
- Futuro
Já o modo imperativo é utilizado para situações de conselho, ordem ou pedido. É muito usado para propagandas, com a intenção de persuadir o consumidor a realizar uma ação.
No caso apresentado, nota-se que "socorra" é uma forma verbal do verbo "socorrer", foi usado no presente do subjuntivo e "deixe" no imperativo.
Leia mais sobre modos verbais em https://brainly.com.br/tarefa/21321642
#SPJ1
Resposta:
Letra A
Explicação:
A forma verbal “socorra” está no presente do subjuntivo (que eu socorra, que tu socorras, quem ele socorra...), sendo que o sujeito da oração é “quem” (quem socorra); a forma verbal “deixe” está no imperativo afirmativo, na terceira pessoa do singular (deixe você), expressando ordem.
b) O futuro do subjuntivo é “quem socorrer), e o presente do subjuntivo, “que você deixe”.
c) O presente do subjuntivo é “quem socorra”; o infinitivo, “deixar”
d) O imperfeito do subjuntivo é “quem deixasse”; o presente do subjuntivo é “que você deixe”.