Leia trechos da reportagem a seguir, publicada no site da revista Carta Capital, em 03 de setembro de 2019.
O significado do ano novo islâmico para a comunidade muçulmana
O dia 31 de agosto marcou o início do ano novo islâmico. Como o calendário islâmico se baseia nos movimentos da lua, o número é de 10 dias menos que o calendário gregoriano e por isso todo ano as datas festivas e o próprio início do ano sempre ocorrem com 10 dias de antecedência.(...)
O marco do início do calendário islâmico é a migração do profeta Muhammad (Maomé) de Meca para Medina. Tal migração não é qualquer uma, mas sim uma migração que para os muçulmanos possui suma importância. Inclusive, por esta razão o calendário se chama “calendário hijri” para sempre recordar do acontecimento que marcou o seu início.(...)
Agora, leia trechos de reportagem publicada no site G1-Globo, em 01 de outubro de 2019.
Ano Novo Judaico: judeus comemoram a chegada do ano 5.780 em Sorocaba
A comunidade judaica está celebrando o Ano Novo Judeu em Sorocaba (SP). A cerimônia foi marcada por muita festa no Centro Cultural Brasil Israel.
Ao todo são nove dias de comemorações, que deram início no último domingo (29/09). Com orações e rituais típicos da religião, o celebrante da festa pede que as famílias projetem coisas boas para o novo ano.(...)
O ‘Hosh Hashaná’, ou ‘Ano Novo’, se encerra no décimo dia com o ‘Yom Kipur’, ou Dia do Perdão. O calendário judeu marca o ano de 5.780, pois diferente do calendário cristão, não se conta o tempo a partir do nascimento de Jesus Cristo.
Hosh Hashaná: Dia do Julgamento. Segundo a crença judaica, é quando D'us (Deus) determina o destino de cada um para o ano que se inicia
a) Qual o significado das datas de ano novo de islâmicos e judeus?
b) Por que muçulmanos e judeus comemoram o ano-novo em datas diferentes?
c) O que essas reportagens nos ensinam sobre os calendários?
Respostas
Resposta:a) Os islâmicos rememoram a partida do profeta Maomé para Medina; os judeus o julgamento de Deus e a definição divina do que acontecerá no ano que se inicia.
b) Porque os marcos que utilizam para marcar o início do ano novo são diferentes. O dos islâmicos é a partida do profeta Maomé para a cidade de Medina, que se deu em determinado período do ano. E o Dia do Julgamento dos judeus se dá em outro período. Por isso, os marcos não coincidem.
c) Que os calendários fazem marcações de tempo relacionadas às diversas culturas, por isso são diferentes uns dos outros.
Explicação:
- confia
Resposta a)porque eles acreditam em deuses diferentes em épocas diferentes
B)por causa da data em que eles acreditavam nos deuses deles C) nos ensinam sobre o calendário dos judeus e muçulmanos