A automação de processos está presente em diversos momentos do seu cotidiano, seja por meio de um sensor de movimento para acender luzes ou identificar a presença em um ambiente ou simples sensores de pressão e temperatura, utilizados tanto em residências como em usinas nucleares.
Todo esse avanço e as facilidades são baseados em pequenos circuitos de comando, que recebem sinais de entrada com dados do ambiente, ou outro qualquer, dependendo do tipo de aplicação, e disparam um sinal de saída, que irá refletir em alguma ação pré-programada. Tais circuitos são minuciosamente projetados para que consumam o mínimo de energia e utilizem baixa quantidade de componentes. Para chegar a esse nível de eficiência, os circuitos devem passar por diversas etapas de projeto, dentre elas a simplificação.
Tais processos, em alguns tipos de projeto, iniciam a partir de um esboço original, que pode ser uma expressão, circuito lógico ou tabela verdade, e acabam por gerar expressões booleanas, que serão utilizadas em outras etapas do projeto.
Acompanhe a seguinte situação:
Leia a imagem abaixo
Considerando a expressão recebida e sabendo que, no projeto de circuitos, a expressão deve ser a mais sucinta possível, você consegue simplificá-la? Demonstre o desenvolvimento da simplificação.
Anexos:
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
Explicação passo a passo:
A partir da tabela, pode-se utilizar um método que tem resultados muito satisfatórios no que diz respeito à simplificação de expressões booleanas: o mapa de Karnaugh.
Chega-se, então, à expressão simplificada: AD' + AC + AB + BCD.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás