Leia a fala de Carlos, no texto “O Noviço”, de Martins Pena:
Carlos – Desmaiada! Senhora dona Rosa? Fi-la bonita! Esta é mesmo de frade... Senhora, torne a si, deixe desses faniquitos!
Olhe que aqui não há quem a socorra.
A formas verbais “socorra” e “deixe” estão empregadas, respectivamente, no:
A
presente do subjuntivo e imperativo.
B
futuro do subjuntivo e presente do subjuntivo.
C
presente do subjuntivo e infinitivo.
D
imperfeito do subjuntivo e presente do subjuntivo.
Respostas
A
Explicação:
Resposta:
GABARITO DA QUESTÃO: A
RESOLUÇÃO ou GABARITO COMENTADO:
A forma verbal “socorra” está no presente do subjuntivo (que eu socorra, que tu socorras, quem ele socorra...), sendo que o sujeito da oração é “quem” (quem socorra); a forma verbal “deixe” está no imperativo afirmativo, na terceira pessoa do singular (deixe você), expressando ordem.
DISTRATORES:
b) O futuro do subjuntivo é “quem socorrer), e o presente do subjuntivo, “que você deixe”.
c) O presente do subjuntivo é “quem socorra”; o infinitivo, “deixar”
d) O imperfeito do subjuntivo é “quem deixasse”; o presente do subjuntivo é “que você deixe”.
HABILIDADE:
(EF69LP47) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo.
Explicação:
Gabarito Plurall