7. Explique a correlação existente entre a destruição de placa nas zonas de convergência com subducção e a expansão do assoalho oceânico nas regiões de divergência de placas.
Respostas
A correlação existente entre a destruição de placa nas zonas de convergência com subducção e a expansão do assoalho oceânico está relacionada ao fato de que enquanto as placas tectônicas são destruídas na zona de subducção, um novo assoalho oceânico, a partir do material destruído, é criado nas regiões em que ocorre a divergência entre as placas tectônicas.
Os principais movimentos segundo a tectônica de placas
Os principais movimentos que podem ocorrer entre as placas tectônicas são os movimentos de convergência, divergência e o movimento tangencial.
No movimento de convergência as placas tectônicas se encontram umas com as outras, o que pode resultar em fossas oceânicas, formação de cadeias montanhosas, associadas a terremotos e vulcanismos.
O movimento de divergência é aquele em que as placas se afastam uma das outras, resultando na expansão do assoalho oceânico e na formação de cadeias montanhosas submarinas, como ocorre no Atlântico. A região também está sujeita a terremotos e vulcanismos.
No movimento tangencial as placas deslizam paralelamente uma sobre a outra, onde elas não são criadas ou destruídas, resultando em terremotos devido a movimentação tectônica.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre as consequências da movimentação entre as placas tecônicas em:https://brainly.com.br/tarefa/1602191
#SPJ2