O abacate e seu óleo têm apresentado destaque devido a publicações recentes que confirmar a riqueza nutricional de ambos. Estima-se que o óleo de abacate da variedade Hass contenha 62% de lipídeos, dos quais os ácidos oleico (42-51%) e palmítico (20-25%) apresentam-se como preponderantes (FLORES et al., 2019).
FLORES, M. et al. Avocado Oil: Characteristics, Properties, and Applications. Molecules, v. 24., n. 11, p. 2174-2195, 2019. doi: 10.3390/molecules24112172.
Considerando a pertinência do conhecimento dos ácidos graxos, julgue as afirmações a seguir.
I. O ácido graxo possui uma função hidróxido.
II. O ácido graxo possui uma cadeia de hidrocarbonetos.
III. Quando sua cadeia possui alguma dupla-ligação, o ácido graxo é chamado de ácido graxo insaturado.
IV. Quando sua cadeia não possui dupla-ligação, o ácido graxo é chamado de ácido graxo saturado.
É correto o que se afirma apenas em:
Respostas
No que se refere aos ácidos graxos todas as afirmativas estão corretas.
Vamos entender melhor.
Ácidos Graxos
É um tipo de lipídeo, portanto, caracteriza-se por sua insolubilidade em água. Os lipídeos apresentam quatro funções principais: energética, estrutural, hormonal e manutenção da temperatura.
Os ácidos graxos são moléculas pertencentes ao grupo dos ácidos carboxílicos, pois, apresentam um grupo carboxila em sua estrutura. A parte referente ao grupo carboxila é polar, enquanto a cadeia de hidrocarbonetos é apolar.
Essas moléculas podem ser:
- Insaturadas: quando apresentam uma dupla ligação entre os carbonos
- Saturados: quando não apresentam a dupla ligação.
As gorduras saturadas são mais abundantes em alimentos de origem animal e, fazem mais mal a saúde devido ao ser caráter mais sólido, portanto, interage mais com as moléculas.
Já as gorduras insaturadas são mais líquidas e por isso, tem menor interação. No entanto, essas gorduras podem ser cis ou trans, de acordo com sua isomeria geométrica.
A gordura insaturada trans faz mais mal à saúde que a gordura saturada pelo fato de não possuirmos boas enzimas para metabolizá-las, o que leva a seu acúmulo na parede das artérias.
Aprenda mais sobre Ácidos graxos em: brainly.com.br/tarefa/760688
#SPJ1