1) Com relação ao tamanho das plantas, que tipo de vegetação existe no Cerrado? Como são os sistemas radiculares dessas plantas?
2) Os sais minerais liberados pelas queimadas podem ser reaproveitados pelas plantas do Cerrado por dois mecanismos. Explique em que consistem esses mecanismos.
3) As queimadas naturais, relativamente frequentes no Cerrado, são um importante mecanismo de autorregulação desse bioma. Em uma situação que, por interferência humana, essas queimadas fossem combatidas com rigor. Quais seriam as implicações para esse ambiente?
Respostas
1) A vegetação do cerrado é composta por árvores baixas com troncos retorcidos; arbustos e gramíneas. O sistema radicular das plantas desse bioma é ramificada e bastante profunda, ou seja, a maior parte da estrutura da planta se encontra abaixo da terra.
2) Os sais minerais liberados pelo fogo no cerrado auxiliam na ciclagem de nutrientes do solo, o deixando propício para a sobrevivência das plantas e impede a lixiviação do solo. A queima da palha seca faz com que os nutrientes sejam liberados através das cinzas e se espalham no ambiente por meio do vento e da chuva.
3) Implicaria toda a biodiversidade do cerrado, pois o fogo é imprescindível para a germinação de sementes e ciclagem de nutrientes do solo. Algumas sementes quando estão em seu estado “normal” são impermeáveis à água, o fogo causa fissuras na semente, fazendo com que seja possível a entrada de água e ocorra a germinação.
Também causaria problemas na fisionomia da vegetação, pois o fogo é responsável por manter todas as características específicas desse bioma, como por exemplo a sinuosidade das árvores e sobrevivência de determinadas espécies que existem apenas ali.
Além disso, o fogo ajuda a queimar o capim e deixa o espaço livre para germinar novas gramíneas.
Saiba mais sobre o cerrado aqui: https://brainly.com.br/tarefa/43082321
#SPJ1