De acordo com Bessant e Tidd (2019), a sobrevivência e o crescimento das empresas representam um problema para os players estabelecidos, mas também uma grande oportunidade para que novos entrantes reescrevam as regras do jogo. O problema de um pode vir a se tornar a oportunidade de outro, e a natureza da inovação está fundamentalmente ligada ao empreendedorismo.
BESSANT, John; TIDD, Joe. Inovação e empreendedorismo. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2019.
A partir do exposto e considerando os estudos sobre a relação empreendedorismo e inovação é correto afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1:
A inovação e o empreendedorismo se aplicam exclusivamente à criação de um novo produto e/ou novo serviço.
Alternativa 2:
O empreendedorismo está orientado ao gerenciamento e crescimento da empresa, com foco na inovação tecnológica.
Alternativa 3:
A inovação tem como propósito a conversão de informações para a tomada de decisões em criar um novo empreendimento, por meio de um processo constante de tentativas e erros.
Alternativa 4:
A inovação visa a introdução de um novo método de produção, ao passo que o empreendedorismo está voltado à criação de um novo produto e ou serviço, desde que o ambiente não ofereça riscos.
Alternativa 5:
A inovação é orientada pela habilidade de visualizar oportunidades e criar novas formas de explorá-las, seja inovando em produtos, serviços ou processos já existentes ou criação de algo novo, assim como no empreendedorismo.
Respostas
Resposta:
alternativa 5
Explicação:
Nem todo empreendimento é inovador, mas toda inovação é um empreendimento.Ambos exigem esforço, a busca de oportunidades, correr riscos, persistir, comprometer-se com a ideia, ter capacidade interna e encontrar um ambiente externo propício à mudança.
O Manual de Oslo – Proposta de Diretrizes para Coleta e Interpretação de Dados sobre Inovação Tecnológica, da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), apresenta alguns deles:
introdução de um novo produto ou mudança de um produto existente;
processo novo na indústria;
abertura de um novo mercado;
desenvolvimento de novas fontes de matéria-prima.
A inovação revela-se como um elemento muito importante no cenário corporativo atual, já que alinha-se tanto ao empreendedorismo, quanto na inovação de produtos já existentes (Alternativa 5).
Inovação na Atualidade
A inovação tem se mostrado um dos principais elementos para a manutenção de vantagens competitivas às empresas.
Isto se deve à importância de se criar novos produtos, ou empreender, o que permite uma maior movimentação do mercado, assim como atende às novas necessidades dos clientes.
Mais sobre inovação: brainly.com.br/tarefa/19139612
#SPJ2