A resposta luta-fuga, também conhecida como resposta ao estresse agudo, representa as escolhas que nossos ancestrais tiveram quando confrontados com o perigo em seu ambiente: eles poderiam lutar ou fugir. Em ambos os casos, a resposta fisiológica e psicológica ao estresse prepara o corpo para reagir ao perigo, sendo liberados hormônios que preparam o corpo para confrontar a ameaça ou fugir para um local seguro.
Tomando como referência o mecanismo de resposta luta-fuga, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) A amigdala cerebral, parte do sistema límbico, é a peça-chave para o processamento de emoções fortes e disparo da reação luta-fuga.
( ) A resposta de lutar ou fugir pode acontecer diante de um perigo físico iminente, mas nunca como resposta de uma ameaça psicológica projetada por nosso neocortex.
( ) Os neurônios inibidores, localizados no neocortex, são os responsáveis por controlar nossa amigdala cerebral, prevenindo a ocorrência de sequestros emocionais.
( ) A resposta luta-fuga é uma resposta fisiológica em que percebemos aumento na frequência cardíaca, pressão arterial e frequência respiratória, preparando-nos para uma situação de perigo iminente ou percebido.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Respostas
respondido por:
0
Os neurônios inimigos podem exercer influência sobre a amigdala, mas não controlar ela totalmente, podendo ser um dos gatilhos para o estímulo de luta ou fuga, que é um preparo fisiológico contra possíveis riscos, que podem ser físicos ou psicológicos (V, F, F e V).
Ansiedade e estímulo de luta ou fuga
A ansiedade é resultado das adaptações do corpo para lutar ou fugir, geralmente são ameaças irreais criadas na mente da pessoa, para o cérebro do indivíduo, o risco é real e iminente, é um problema que pode ser tratado com psicoterapia.
Venha estudar mais sobre a ansiedade
https://brainly.com.br/tarefa/22561567
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás