você trabalha em um laboratório especializado em genética e, devido à importância atual desse ramo da ciência, muitas instituições de ensino indicam esse laboratório para seus alunos realizarem o estágio final de seu curso de graduação.
Ao receber um estagiário no laboratório, você precisa explicar a ele algumas informações importantes sobre o objeto de trabalho: as células-tronco.
Tendo em vista que apenas as células-tronco embrionárias podem se diferenciar em todos os tipos celulares, o aluno quer saber como, então, o processo de manutenção dos tecidos do corpo humano é realizado, e se esse processo pode estar relacionado com terapias envolvendo células-tronco. O que você pode explicar ao aluno para esclarecer os seus questionamentos?
Respostas
Resposta:
O processo de manutenção de tecidos e órgãos que foram formados a partir das células-tronco embrionárias é possível devido à presença de células-tronco unipotentes.
Essas células já não possuem mais seu potencial pluripotente, mas têm a capacidade de reprodução de células especializadas que irão manter o funcionamento com as características e funções que se espera que esses tipos celulares apresentem.
Essas células unipotentes presentes nos tecidos e órgãos apresentam apenas a capacidade de reprodução para manutenção, não podendo ser utilizadas para algum tipo de terapia ampla para qualquer patologia, já que não irão se diferenciar nos diferentes tipos celulares que constituem o organismo.
Para o uso de células-tronco em terapia, elas devem ser exclusivamente embrionárias, ou, em caso de doenças do sistema sanguíneo, pode ser feito um transplante de medula óssea, para que ocorra a "troca" de células-tronco, podendo, assim, vir a formar células saudáveis no indivíduo acometido por determinada patologia.
88 9 9️⃣3️⃣7️⃣6️⃣ 8️⃣2️⃣5️⃣5️⃣