As causas do estresse ocupacional têm suas raízes nas grandes demandas geradas nas organizações, fazendo com que se torne o ponto fundamental para a qualidade de vida do trabalhador, para as empresas e demais áreas que envolvem as atividades produtivas. Na década de 1930, foi dado início a pesquisas denominada como “Síndrome Geral de Adaptação”. Para o pesquisador, Hans Selye, existem três fases para o estresse. São elas: alarme, resistência e/ou exaustão.
Moura, J.B. Fundamentos da Saúde e Segurança do Trabalho. Maringá-Pr: UniCesumar, 2022.
Considerando as três fases do estresse apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O organismo, na fase se alarme, tende a buscar adaptação para o novo cenário apresentado quanto à exposição do agente estressor. Neste caso o organismo perde a homeostase, provocando alterações no organismo.
PORQUE
II. Na fase de alarme, o organismo passa por um esgotamento e sobrecarga fisiológica, passando assim a admitir ou passar para a fase de resistência, pois é necessário que o organismo se adapte à nova situação.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
zulmamanda38:
É sobre segurança do trabalho
88 9 9️⃣3️⃣7️⃣6️⃣ 8️⃣2️⃣5️⃣5️⃣
Respostas
respondido por:
0
A fase de alarme é estressora e adapta o organismo, admitindo que ele passa da fase de resistência para manter a homeostase e provocar as alterações necessárias no organismo (I é falsa e II é verdadeira).
O que é a homeostase?
É o estado de harmonia no organismo, quando ela se perde surgem as doenças, então, para evitar a perda da homeostase em situações estressantes do trabalho, o organismo gera adaptações.
Essas adaptações podem ser usadas por um determinado período de tempo, depois irão surgir doenças ocupacionais.
Venha estudar mais sobre a homeostase
https://brainly.com.br/tarefa/1648318
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás