Respostas
Resposta:
No terceiro capítulo de sua grande obra, o general e teórico Sun Tzu, para a alegria dos mais afoitos, começa finalmente a abordar estratégias de batalha. Porém, como nada é trivial em Sun Tzu, não esperemos meros planos, golpes ou artifícios entregues como fórmulas-milagrosas. Mais do que uma simples questão de categorização enciclopédica, Sun Tzu nos fornece pistas em seus próprios pensamentos. Pistas essas, mais que relevantes para entender como este grande teórico articulou e organizou seu pensar quando direcionado a guerra e a ciência militar. Vejamos como isso se dá:
Sun Tzu, começa seu terceiro capítulo, nos dizendo que a melhor coisa que pode ocorrer, é obter a rendição do inimigo, sem danifica-lo ou destruí-lo, e segue por essa mesma linha de reflexão ao proclamar que:
“Derrotar o inimigo em cem batalhas não é a excelência suprema; a excelência suprema consiste em vencer o inimigo sem ser preciso lutar.”
Este concluí o início de seu pensamento, ao dizer que as formas mais sábias de combate, seguindo as premissas anteriormente citadas, e com o conhecimento adquirido no capítulo anterior sobre os custos da guerra