• Matéria: História
  • Autor: joaopedro098silva
  • Perguntado 3 anos atrás

no seculo XIX surgiram teorias de base racista como o Darwinismo Social e classificou a sociedade humana categoria superior e inferior baseado nessas informações e em seu conhecimento sobre o assunto explique de que forma essas teorias racistas contribuíram para o imperialismo do século XIX ou colonialismo​

Respostas

respondido por: thaynaiglesias85
0

Teorias como o Darwinismo Social e o Evolucionismo Social contribuiram para legitimizar o imperialismo exercido pelas nações europeias sobre os países da África e Ásia.

Essas teorias sustentavam o discurso de que o povo europeu seria uma raça superior e, portanto, responsável por guiar a evolução de outros povos por meio da colonização.

Darwinismo Social

O Darwinismo Social se baseia na teoria da Evolução de Charles Darwin (1808-1882), que diz que, com o passar das gerações, por meio da seleção natural, as espécies mais fortes e capazes são as que sobrevivem.

O Darwinismo Social aplica essa premissa à evolução das sociedades, concluindo que alguns povos são superiores a outros e, por isso, naturalmente, acabariam subjulgando povos inferiores.

Os europeus, então, utilizaram esse discurso para se colocar no papel de sociedade superior e dominante, justificando suas ações racistas e imperialistas.

Evolucionismo Social

O Evolucionismo Social defende que todas as sociedades passam pelas mesmas etapas evolutivas e as classifica de acordo com sua capacidade tecnológica e o surgimento de instituições:

  1. Selvageria
  2. Barbárie
  3. Civilização

Os europeus, então, difundiram a ideia de que eles estariam no último estágio, enquanto os países asiáticos e africanos ainda estariam nas fases de Selvageria e Barbárie. E que, portanto, o colonialismo serviria como uma "missão civilizatória", para levar a cultura europeia a esses povos e "ajudá-los" a evoluir.  

Saiba mais sobre Evolucionismo e Darwinismo Social em: https://brainly.com.br/tarefa/49621842

Anexos:
Perguntas similares