O desenvolvimento humano inicia-se na fecundação, quando um gameta masculino, ou espermatozoide, se une ao gameta feminino, ou oócito, para formar uma única célula — o zigoto. No entanto uma série de eventos anteriores são necessários que ocorram adequadamente para que posteriormente a fecundação aconteça de forma exitosa. O espermatozoide e o ovócito, gametas masculino e feminino, respectivamente, são células sexuais altamente especializadas. Elas contêm metade do número de cromossomos presentes nas células somáticas. O número de cromossomos é reduzido durante a meiose, um tipo especial de divisão celular que ocorre durante a gametogênese. Este processo de maturação é chamado de espermatogênese no sexo masculino e oogênese no sexo feminino. A história da formação do gameta masculino e feminino é diferente, mas a sequência de forma geral é a mesma. MOORE, K.L. & Persaud, V. Embriologia Básica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. Até a fecundação o espermatozoide percorre um longo caminho, com base nas aulas conceituais, aulas ao vivo e do seu livro didático, EXPLIQUE com suas palavras de forma direta e objetiva a espermatogênese e posteriormente EXPLIQUE qual o caminho que o espermatozoide percorre até a fecundação e como ocorre o processo de maturação do espermatozoide.
—--------------------------------------------►034 Assessoria Acadêmica◄ Nota alta ou Máxima ✆Whats 34 9.8️⃣8️⃣6️⃣. 4️.4776
—--------------------------------------------
Respostas
Resposta:
* Espermatogênese é um processo que ocorre no interior dos testículos e é responsável pela produção dos gametas masculinos: os espermatozoides.
* Se direcionam da vagina para o útero, e dele para as trompas, buscando atingir o gameta feminino. Até que um número menor consiga atingir o ovócito.
—--------------------------------------------
Resposta:
A espermatogênese é o processo que ocorre na parede dos tubos seminíferos dos testículos, que tem a função de dar origem aos espermatozóides, derivados de células germinativas primordiais. Ela começa na puberdade e se estende até a velhice do homem.
As células germinativas, no período da puberdade, dão origem as espermatogônias que aumentam em número, formando espermatogônias do tipo I, que sofrem mitose, onde originam espermatogônias do tipo II. Após estas divisões, transformam-se em espermatócitos primários, que sofrem uma divisão meiótica, para formar dois espermatócitos secundários (n), que sofrem uma segunda divisão meiótica dando origem á quatro espermátides (n), que posteriormente originam ao espermatozóide maduro. Ele ficará armazenado no epidídimo de 15 á 20 dias, e se caso não ejaculado, é absorvido.
Após a ejaculação, os espermatozóides são transportados do epidídimo para a uretra, juntamente com as secreções das glândulas seminais, bulboretrais e da próstata. Posteriormente passam pelo canal vaginal que possui um ambiente com PH ácido, mas não impede a passagem dos espermatozóides, graças ao PH do líquido seminal; eles se movem para o canal cervical, onde chegam no útero. São atraídos á tuba uterina por quimiotaxia, onde ocorre a fecundação.
O período final de maturação do espermatozóide, ocorre no útero ou nas tubas uterinas, que liberam substâncias, para remover proteínas e glicoproteínas seminais do acrossoma espermático. Dura em torno de 7 horas.
Explicação:
88 9 9️⃣3️⃣7️⃣6️⃣ 8️⃣2️⃣5️⃣5️⃣