O estudo da Geografia e História nos anos iniciais da Educação Básica aborda, entre outros temas, a história dos homens vivendo nos mais diversos lugares do mundo e que resulta da possibilidade, das condições e da capacidade de encontrar e construir lugares para viver as suas vidas, considerando os tempos e espaços. Educar é o modo de contribuir para que os sujeitos se tornem humanos, o que acontece desde o nascimento e que na escola passa a ter a dimensão de sistematização do conhecimento de modo a ter elementos para interpretar e compreender o que acontece no mundo. Assim, todos devem ter o direito de aprender e serem educados para se inserirem no mundo com ferramentas intelectuais que lhes permitam decodificar a realidade vivida e compreender o seu papel como sujeitos do mundo. O estudo destas temáticas, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, deve iniciar na Educação Infantil. Observe os Campos de Experiência relativos à Educação Infantil na BNCC:
Respostas
Resposta:
ll)- na nova abordagem proposta pelo documento,a ênfase recai sobre o pensamento espacial e o raciocínio geográfico e para se aproximar dos objetivos de aprendizagem o professor também precisa se apropriar de conteúdos procedimentais.
lll)- a base reforça a ideia da geografia como um componente importante para entender ou mundo a vida e o cotidiano, assim, desenvolver nos estudantes o raciocínio geográfico, articulando alguns princípios, significa dota-los de mais uma forma de perceber e analisar criticamente a realidade
lV)- a bncc traz novas dimensões para a realização da leitura de mundo, uma vez que, antes, o estudo do componente estava pautado na leitura, na interpretação da paisagem e em um aluno mapeador consciente e, agora, volta-se mais para estimular um pensamento espacial, atrelado ao raciocínio geográfico.
Resposta:
ll)- Na nova abordagem proposta pelo documento,a ênfase recai sobre o pensamento espacial e o raciocínio geográfico e para se aproximar dos objetivos de aprendizagem o professor também precisa se apropriar de conteúdos procedimentais.
lll)- A base reforça a ideia da geografia como um componente importante para entender ou mundo a vida e o cotidiano, assim, desenvolver nos estudantes o raciocínio geográfico, articulando alguns princípios, significa dota-los de mais uma forma de perceber e analisar criticamente a realidade
lV)- A BNCC traz novas dimensões para a realização da leitura de mundo, uma vez que, antes, o estudo do componente estava pautado na leitura, na interpretação da paisagem e em um aluno mapeador consciente e, agora, volta-se mais para estimular um pensamento espacial, atrelado ao raciocínio geográfico.
Explicação: