Respostas
a) Os processos representados são a transcrição e a tradução.
b) Na primeira lacuna, TAC. Na segunda lacuna, TCT.
c) Na primeira lacuna, CUU. Na segunda lacuna, UAA.
d) Na primeira lacuna, Leu. Na segunda lacuna, Asn.
e) Os códons para a codificação dos aminoácidos estão presentes na fita de RNA mensageiro (RNAm). Os códons de início e parada são, respectivamente, AUG e UAA.
O que é o dogma central da biologia molecular?
O dogma central da biologia molecular é o conceito que explica como as informações genéticas são transmitidas e expressas nos organismos, passando de DNA para RNA e, por fim, em proteínas. Esse conceito pode ser sumarizado nos seguintes passos:
- Passo 1. Moléculas de DNA são transcritas em RNA
DNA são as biomoléculas utilizadas para armazenar as informações genéticas. São compostas por quatro principais nucleotídeos que realizam pareamentos da seguinte maneira: Adeninas pareiam com Timinas, Citosinas pareiam com Guaninas.
Determinadas fitas de DNA que precisam ser expressas são inicialmente transcritas em RNA mensageiro (RNAm). A transcrição é o processo de formação do RNAm a partir da fita de DNA molde, utilizando os pareamentos de nucleotídeos. Entretanto, nesse pareamento, no caso das moléculas de RNA, não há a presença de timinas e, portanto, são substituídas por Uracilas.
- Passo 2. RNA mensageiro é traduzido em proteína
Após a formação do RNAm, essas fitas são traduzidas em proteínas. Esse processo se dá através da leitura de trincas de nucleotídeos, denominadas de códons, que codificam um aminoácido. Essa relação de códons com aminoácidos pode ser observada na tabela anexada.
Importante ressaltar que no início e no fim das fitas de RNAm há códons específicos responsáveis por iniciar e finalizar o processo de tradução. Geralmente o start códon codifica a Metionina. Já os stop códons podem ser UGA, UAA ou UAG.
Saiba mais sobre o dogma central da biologia molecular em: brainly.com.br/tarefa/9921083