• Matéria: ENEM
  • Autor: guilhermerx8365
  • Perguntado 3 anos atrás

Em entrevista ao Jornal El País, o filósofo alemão da Teoria Crítica afirmou que: "Não pode haver intelectuais comprometidos se já não há mais leitores a quem continuar alcançando com argumentos". HERMOSO, Borjas. Jürgen Habermas: "Não pode haver intelectuais se não há leitores". El País Semanal, 8 mar. 2018. Disponível em: brasil. Elpais. Com/brasil/2018/04/25/eps/1524679056_056165. Html. Acesso em: 4 abr. 2022. A respeito da afirmação de Habermas e sobre o papel da filosofia, é correto afirmar que

Respostas

respondido por: sabrinaaniely480
11

Resposta:

se a filosofia se caracteriza pela crítica e pela dialética, uma sociedade que não dialoga com os diferentes não produz conhecimento saudável.

Explicação:

Habermans relata justamente a falta de interlocutores, onde existe autores mas n existe ouvintes; que não buscam um dialogo social

respondido por: larissamagrani
0

Habermas relata sobre a falta de interlocutores, onde existem autores, mas não existem ouvintes, que não buscam um diálogo social.

Habermas e a palavra

Habermas entende que a vida política é consensual e necessita do canal da linguagem para ser efetivada. O filósofo aborda as questões políticas e sociais tendo em vista a realidade europeia, especialmente no campo da esfera alemã.

Habermas atribui à linguagem a função de medium da relação humana, ou seja, a comunicação [palavra, diálogo, conversa] tem o poder de interrelacionar os cidadãos, estabelecer a democracia e firmar consenso político entre os sujeitos.

A política, como esfera que engloba e une sujeitos distintos entre si, culmina na condição humana da vivência coletiva, aglutinada e respaldada em leis civis e normas jurisdicionais.

Saiba mais sobre Habermas em: https://brainly.com.br/tarefa/7687474

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares