• Matéria: Direito
  • Autor: mayaralaryssa96
  • Perguntado 3 anos atrás

Roberto Simonsen e Eugênio Gudin o que eles defendiam ?

Respostas

respondido por: felicianovidal2
1

Resposta:

Roberto Simonsen foi um defensor intransigente da industrialização do país e Eugênio Gudin era um crítico da industrialização.

Explicação:

Desenvolviento, Liberalismo e a política industrial

Roberto Simonsen (1889-1948) foi um engenheiro, empresário, historiador e economista brasileiro nascido em Santos - SP, um dos fundadores da Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo, do Senai e do Sesi. Foi também deputado, senador e membro da Academia Brasileira de Letras. Presidiu a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e a CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Simonsen foi um defensor radical da industrialização do país e da proteção do Estado às indústrias nascentes. Segundo ele, esse seria o caminho para a superação da pobreza. É considerado por vários estudiosos do tema como primeiro grande teórico do desenvolvimentismo.

Eugênio Gudin (1886-1986) foi engenheiro, empresário, jornalista, introdutor dos cursos de Economia no país e ministro da Fazenda (1954-1955). É considerado o principal expoente da escola monetarista no Brasil. Nesse sentido, em 1944, integrou foi enviado à Conferência de Bretton Woods (EUA), que definiu o funcionamento do sistema monetário internacional.

Gudin foi um dos principais críticos da industrialização e opôs-se à criação da Petrobras e à construção de Brasíliadefensor da estabilidade da moeda, do combate à inflação como política econômica e da retirada do Estado da economia. Foi por muitos anos o principal formulador da direita brasileira em relação a economia e expoente do liberalismo.

Veja mais sobre economia brasileira em:
https://brainly.com.br/tarefa/369939

Anexos:
Perguntas similares