Os objetos de prata tendem a escurecer com o tempo, em contato com compostos de enxofre, por causa da formação de uma película superficial de sulfeto de prata (Ag2S), que é escuro. Um método muito simples para restaurar a superfície original desses objetos é mergulhá-los em uma solução diluída aquecida de hidróxido de sódio (NaOH), contida em uma panela comum de alumínio. A equação química que ilustra esse processo é:
3 Ag2S (s) + 2 Al (s) + 8 NaOH (aq) → 6 Ag (s) + 3 Na2S (aq) + 2 NaAlO2 (aq) + 4 H2O (l)
Respostas
Resposta:
Nota: o objetivo nos compostos neutros é que a soma dos NOX seja igual a 0
a) vamos analisar cada composto da reação individualmente:
- - NOX padrão da prata é +1, logo o NOX do enxofre (S) será -2;
- - Substância simples, NOX = 0;
- - Sódio (Na) é da família 1A, seu NOX é +1; Oxigênio (O) possui NOX padrão -2 e por fim, o hidrogênio possui NOX padrão +1 quando com ametais;
- - Substância simples, NOX = 0;
- - Sódio (Na) é da família 1A, seu NOX é +1, logo o NOX do enxofre tem de ser -2;
- Sódio (Na) é da família 1A, seu NOX é +1; Oxigênio (O) possui NOX padrão -2 e o Alumínio (Al) tem NOX padrão +3;
- - o NOX padrão do hidrogênio com ametais é +1, logo para ser igual a 0, o NOX do oxigênio é -2.
b) Sim, ocorre um aumento no NOX do alumínio (0 ⇒ 3+) e uma redução do NOX da prata (+1 ⇒ 0). A principal condição da lei da oxirredução é a transferência de elétrons de uma entidade química para outra, neste caso, o alumínio perde os elétrons que a prata ganha. Outra condição para a lei da oxirredução é simultaneamente estar ocorrendo uma redução e uma oxidação, que está sendo obedecida nessa reação.
c) Alumínio sólido () oxida e íon prata () reduz.
(explicação na alternativa b)
d) Ao observar a reação química, entendemos que existe uma substância sofrendo oxidação, pois existe uma substância sofrendo redução. Não é apenas necessário um aumento no número de oxidação para assumir que a substância oxidou, tem-se que haver uma substância para reduzir.