Respostas
Resposta:
A origem do jogo remonta ao Egito antigo, de 2000 a.C. – mas ele era considerado um instrumento de adivinhação mística, não uma forma de lazer. De lá, foi levado para a Grécia. Os árabes também ajudaram a difundi-lo, já com o nome de alquerque, quando invadiram a Espanha no início do século 8. As trocas entre europeus, gregos e egípcios enfim popularizaram-no Europa afora e, como era praticamente restrito às mulheres, acabou rebatizado.
No Brasil, foi oficializado como esporte para ambos os gêneros a partir de 1930. O jogo de damas, como esporte, teve seu início no Brasil nos idos de 1935 a 1940, pelas mãos de Geraldino Izidoro. Grande parte das provas realizadas naquela época estão registradas no livro “Ciência e Técnica do Jogo de Damas”, de autoria de G. Izidoro J. Cardoso. A partir de 1940, a prática do jogo de damas de uma forma organizada, entrou em recesso. Não há registros de movimento damístico até 1954, quando, com o advento do mestre russo W. Bakumenko, um novo surto começou a surgir, no tabuleiro de 64 casas. Radicado em São Paulo, W. Bakumenko, egresso de uma escola damística evoluída, campeão da URSS em 1927, deu início à criação de um núcleo damístico. Por sua vez, G. Izidoro, que sempre manteve seu interesse pelo jogo de damas, ao saber da presença de Bakumenko, o procurou. Isto gerou um encontro famoso entre as equipes de São Paulo e Rio de Janeiro, que praticamente marcou o reinício das atividades damísticas no país. Esta prova foi realizada no Rio de Janeiro, no dia 02 de maio de 1954.
Explicação:
O jogo de damas é formado por 24 pedras divididas em 12 brancas e 12 pretas e um tabuleiro de 64 casas (8x8) de cores claras e escuras alternadamente. A finalidade do jogo é a captura ou bloqueio de todas as pedras contrárias, de forma que impossibilite o adversário a realizar movimentos.
Como jogar as damas
Cada jogador controla as suas pedras. Começa o jogo quem tem as pedras brancas.
Os movimentos são realizados alternadamente, um por jogador, na diagonal e uma só casa para frente, ou seja, no sentido do campo do seu adversário.
Se um jogador consegue levar uma de suas pedras até o final do tabuleiro, o peão é promovido à dama ou rainha (duas pedras da mesma cor, uma em cima da outra).
A dama ou rainha move-se também na diagonal mas pode andar para frente ou para trás. Segundo as opções de mesa, pode-se avançar uma casa como o peão ou percorrer o número de casas que estiverem livres. Nunca poderá passar por cima das suas próprias pedras ou por cima de 2 pedras seguidas.
Capturar pedras do adversário
Uma pedra pode capturar outra se puder passar por cima dela sempre em direção de ataque e em diagonal e cair na casa logo atrás dessa.
Além disso, as damas podem capturar em qualquer direção. Podem mover-se mais de uma casa (veja as opções de mesa), podem capturar qualquer pedra que esteja na mesma diagonal sempre que as regras anteriores forem obedecidas. A captura é obrigatória. Quando uma pedra tem a possibilidade de capturar é obrigatório realizar a captura, não se pode optar por mover outra pedra. Uma vez realizada uma captura, tanto o peão quanto a dama devem seguir capturando quando possível, segundo as regras anteriores e na mesma jogada.
Quando duas ou mais pedras estão em uma posição de captura, são regidas pela lei de quantidade e qualidade:
Lei da Quantidade: é obrigatório capturar o maior número possível de pedras.
Lei da Qualidade: quando você tem duas opções para capturar o mesmo número de pedras, é obrigatório capturar a de maior qualidade, ou seja, a dama antes do peão.
Final da partida
Uma partida finaliza quando um jogador abandona, fica sem pedras ou quando as pedras não podem fazer um movimento (bloqueada ou afogada).
Os jogadores podem pactar um empate.
Controles
Quando você move o cursor por suas pedras e elas ficam azuis, quer dizer que é possível movê-las. Se houver uma pedra para capturar, o que é obrigatório, esta ficará colorida.
Ao clicar em uma pedra, o quadro onde está situada ficará vermelho (movimento não permitido) ou azul (movimento permitido). Quando a pedra desejada for clicada e a casa estiver azul, devemos clicar na casa em que queremos colocá-la e se esta casa é permitida, o movimento será efetuado.
Opções de mesa
Tempo de jogada
Indica o tempo que o jogador tem para jogar. Se o tempo se esgota, a jogada é feita pelo sistema. Veja também: Jogo em modo automático
Monitorar a atividade dos jogadores
Recomendamos usar essa opção para promover um jogo limpo. Se for detectada uma atividade anormal por parte de algum jogador, seu adversário terá a opção de anular a partida (por exemplo, se um jogador abandonar o jogo).