Respostas
Resposta: O Cristianismo é uma religião abraâmica (ou seja, que deriva de Abraão, personagem bíblico citado no livro do Gênesis e que teria fundado a nação hebriaca) com a crença predominante de que Deus enviou seu filho, Jesus Cristo, para salvar ahumanidade.
No Brasil, a maioria da população (cerca de 123 milhões de pessoas) segue a Igreja Católica Apostólica Romana, a mais tradicional e influente vertente do cristiano. Esta instituição tem uma estrutura hierárquica sólida e prevê que a religião seja transmitida pela sucessão de Papas em Roma.
Desde a Reforma Protestante, em 1517, outros grupos cristãos nasceram a partir da cisão com a Igreja Católica e crescem em influência no Brasil. Além disso, há também igrejas nascidas a partir de tradições milenares, constituídas no início da difusão do cristianismo pelo planeta. Conheça a seguir informações e curiosidades sobre a religião.
Como, quando, onde e por quem foi fundada?
O Cristianismo surgiu há 2019 anos (segundo o calendário cristão), com o nascimento de Jesus Cristo na Palestina. Em meio a um clima político tenso, ele transmitiu uma mensagem de amor ao próximo, perdão e desapego aos bens materiais. Após a sua morte, seus principais seguidores, chamados apóstolos, se encarregaram de disseminar os ensinamentos e fundar a igreja de Cristo.
Quais os principais preceitos?
Os princípios fundamentais do Cristianismo são amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a si mesmo. Uma das grandes inovações do cristianismo é a instituição do princípio do perdão e da humildade, revelando a face de um Deus humano e que promove a libertação da humanidade.
Existem ainda os Dez Mandamentos, que Deus teria entregue a Moisés, observados pela maioria das vertentes. São eles: Não terás outros deuses diante de mim; Não farás para ti imagem de escultura; Não pronunciarás o nome de Deus em vão; Lembra-te do sábado para o santificar; Honra o teu pai e tua mãe; Não matarás; Não adulterarás; Não furtarás; Não dirás falso testemunho, não mentirás; Não cobiçarás a mulher do próximo
Explicação:
espero ter ajudado
Com cerca de 2,1 bilhões de adeptos atualmente, o Cristianismo é a maior religião do mundo, sendo predominante na Europa, América e Oceania. A religião se iniciou através dos ensinamentos de Jesus de Nazaré, considerado o salvador da humanidade. O cristianismo é uma religião abraâmica, da mesma forma que o Islamismo e o Judaísmo.
Os seguidores de Jesus são chamados de “cristãos”; tal denominação foi utilizada pela primeira vez em Antioquia, uma colônia militar grega. O livro sagrado dos cristãos é a Bíblia Sagrada, composta pelo Antigo e pelo Novo Testamento. A primeira parte conta a história da criação do mundo, das leis, tradições judaicas, etc. Já o Novo Testamento conta a vida de Jesus, como os cristãos primitivos viviam, etc.
Jesus Cristo nasceu em Belém, Judeia (Palestina), por volta do ano 6 a.C. Seus ensinamentos morais, como o amor a Deus e ao próximo, fizeram com que sua vida passasse a ser um exemplo a ser seguido. Aos 33 anos, Jesus morreu crucificado injustamente e ressuscitou após o terceiro dia.
Existem três ramos do Cristianismo: Protestantismo, Catolicismo e Igreja Ortodoxa. Em razão disso, existem, também, diferentes concepções e aspectos em cada um deles. Contudo, de forma universal, podemos afirmar que os adeptos ao Cristianismo creem na existência de um Deus, criador do universo; de Jesus Cristo, elemento central da religião, considerado o redentor da humanidade; e da vida após a morte.
O Cristianismo se difundiu grandemente pela Ásia, Europa e África. A religião cresceu tanto que, no ano de 313, o imperador Constantino concedeu aos cristãos liberdade de culto; e em 392, foi considerada a religião oficial do Império Romano.