• Matéria: Filosofia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 3 anos atrás

Por que a democracia é forte e frágil ao mesmo tempo?

Respostas

respondido por: mglicerio24
0

Resposta:

No Brasil temos, há décadas, uma sociedade que se frustra eleições após eleições. Nada pior que desesperança para dar espaço aos radicais, de qualquer ideologia, como também aos oportunistas. Desde a República, faz 130 anos, ironicamente o que menos tivemos foram governantes republicanos. Decepções com “salvadores da Pátria” foram sucessivas: Getúlio, Jânio, Collor, Lula.

Quanta esperança frustrada! Reformas sempre prometidas e sempre postergadas. Quantas justas expectativas jamais aconteceram de modo pleno. O que tivemos? Corrupção, desmando, fisiologismo, insegurança política e social. Muitos problemas que impediram o desenvolvimento.

Jair Bolsonaro foi a mais recente esperança para gerações de brasileiros que desconhecem a plena democracia. Porque quando faltam direitos básicos, mesmo com liberdade, inexiste legítimo estado democrático. Impedir corrupção, embora relevante, não é o único dever do presidente, mesmo que seus antecessores não o tenham cumprido. E demais compromissos? Cultura, por exemplo, ainda não mereceu deste governo o cuidado que exige como garantia de liberdade e progresso.

O novo “salvador da Pátria” usa slogans semelhantes aos do nazismo: Deutschland über alles, (“Alemanha acima de tudo”). Ou ainda, como disse Adolf Hitler no livro Minha Luta: “O que a maioria quer é a vitória dos mais fortes e o aniquilamento ou a captação incondicional dos mais fracos”, que Bolsonaro repete: “Vamos fazer o Brasil para as maiorias; as minorias têm que se curvar às maiorias. As leis devem existir para defender as maiorias; as minorias se adéquam ou simplesmente desaparecem…”.

Explicação:

Perguntas similares