Confirma-se no Dicionário de Português Dicio que: norma é um “[...] princípio que serve de regra, de lei”. Assim, ao se falar em norma na língua, pensa-se quase que imediatamente na gramática normativa, que busca explicitar como a língua deve ser. Portanto, a escolha da variedade considerada padrão leva em consideração, também, a escrita de textos literários consagrados nacionalmente, geralmente obedientes à escrita gramaticalmente aceita como “correta”.
Sinalize a alternativa correta:
a) Com o frequente uso dessas expressões, elas acabam sendo ignoradas ao vocabulário da população.
b) A norma possui um caráter estático, enquanto que a fala — materialização da língua pelos usuários — é dinâmica, o que permite sua evolução a partir, por exemplo, do contato com outras línguas, das quais surge o que se chama de empréstimos linguísticos.
c) Muitas vezes, a ausência de aplicação de uma regra gramatical com certamente prejudica a comunicação.
d) Esse não é o caso de palavras como “marketing” e “status”, que são comumente utilizadas pelos falantes da língua portuguesa no Brasil, e tem a necessidade de uma tradução.
e) Quando uma norma ou regra da variedade padrão da língua é obedecida, costuma-se dizer que há um erro.
Respostas
respondido por:
1
A norma possui um caráter estático, enquanto que a fala — materialização da língua pelos usuários — é dinâmica, o que permite sua evolução a partir, por exemplo, do contato com outras línguas, das quais surge o que se chama de empréstimos linguísticos.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás